27º Salão do Artesanato da Paraíba: tradição, sustentabilidade e evolução
Do litoral ao interior, o trabalho e a criatividade transformam matéria-prima em objetos ricos em cores e formas. Obras de muitas mãos e técnicas estão reunidas no 27º Salão do Artesanato da Paraíba, na Fundação Espaço Cultural, em João Pessoa.
O evento teve início no dia 17 de janeiro e segue até 6 de fevereiro.
Cerca de 370 artesãos do estado estão apresentando na feira peças do artesanato indígena, algodão colorido, produtos da agricultura familiar, couro, renda renascença, crochê, cerâmica, peças em madeira, metal, aço, entre outros.
O tema desta edição do evento é “A tradição, a sustentabilidade e a evolução do artesanato paraibano”. O Salão busca valorizar os diversos produtos confeccionados pelos artesãos e destacar o processo de crescimento do artesanato na Paraíba. Ao todo são 3.320 envolvidos na exposição, somando os componentes de associações e cooperativas de 78 cidades paraibanas.
Na abertura do Salão o público prestigiou o desfile do Projeto Moda do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), com a Coleção Flores Astrais do estilista Léo Mendonça. Shorts, blusas, biquínis, acessórios e vestidos foram produzidos por mais de 50 artesãs crocheteiras de Cabedelo no Projeto Ondinas.
A programação do evento conta ainda com apresentações artísticas e culturais: Grupo Folclórico Flor de Lírio, Banda Meio Free, Cavalo Marinho Estrela da Paraíba, entre outros.
Durante o Salão do Artesanato da Paraíba também estão sendo realizadas palestras sobre assuntos como economia solidária, o futuro do artesanato na Paraíba e no Brasil, educação e consumo e economia criativa
As palestras são inteiramente gratuitas com inscrição uma hora antes do início do evento. O público que desejar participar do Fórum de Inserção do Artesanato nos Meios Digitais tem que realizar inscrição pelo site http://craftto.com/forum-de-negocios/
Temas das palestras para os próximos dias do evento:
• Data: 31/01/2018 — Clínica de Produtos Criativos — Horário: 13h30 — Palestrante: Romero Sousa — Sala 1
• Dia: 02/02/2018 — Como Vender o seu Artesanato — Horário: 14h — Palestrante: Ranieri Câmara — Sala 1
• Dia: 03/02/2018 — Economia Criativa uma Perspectiva para o Artesanato — Horário: 14h Palestrante: Vinicius de Oliveira – UFPB — Sala 1
As vendas da 27ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba chegaram a R$ 298.602 e as encomendas a R$ 9.275 nos primeiros cinco dias do evento.
“Através deste espaço, os artesãos têm uma grande oportunidade de vender seus variados produtos a todas as partes do país, devido ao grande fluxo de turista nesta época do ano. É desenvolvimento sustentável, com incentivo e valorização, a fim de fomentar negócios criativos para o artesão”, enfatizou a coordenadora do PAP, Lu Maia.
O 27º Salão do Artesanato da Paraíba é realizado pelo Governo do Estado, por meio do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP). O espaço pode ser visitado diariamente, das 16h às 22h.
O Programa do Artesanato da Paraíba (PAP) tem como objetivo ampliar a visibilidade e reposicionar o artesanato perante o mercado por meio da realização do Salão do Artesanato da Paraíba, além de proporcionar aumento de faturamento e maior competitividade aos pequenos negócios do setor.
27º Salão do Artesanato da Paraíba: trabalho e criatividade
Com informações: Secom-PB