35° Salão do Artesanato Paraibano: desfile apresenta coleção da renda renascença
Coleção “Cores do Cariri”, com confecções da renda renascença
Mais de 20 modelos apresentaram, na noite desta quarta-feira (1°), no Salão do Artesanato Paraibano, na Orla de Cabo Branco, em João Pessoa, a Coleção “Cores do Cariri”, com confecções da renda renascença.
O projeto tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato Paraibano (PAP). Desenvolvido pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por meio do projeto de extensão Probex Comex, dentro do “Exporenda Cariri”, com estudos visando ao mercado de exportação.
O evento foi prestigiado pela primeira-dama do Estado e presidente de Honra do PAP, Ana Maria Lins, e pela esposa do vice-governador Lucas Ribeiro, Camila Ribeiro.
Utilizando elementos da fauna e da flora do Cariri paraibano, especificamente dos municípios de Camalaú, Monteiro, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê — um pedido das rendeiras da região, que participaram diretamente de todo o processo produtivo, a coleção carrega, ainda, aspectos culturais de cada município, além da arte naïf. Quem abriu o desfie foi a modelo internacional Geovânea Moura, com atuação na França.
Momento de vitórias
A “Renda Renascença — Cores do Cariri” é mais uma importante conquista do artesanato como um todo. “É um momento de celebração, com este belo desfile que homenageia a renda renascença. É um momento de vitórias para o 35° Salão do Artesanato, que já comercializou mais de R$ 1,8 milhão e já arrecadou mais de 4 mil itens numa grande campanha de solidariedade”, destacou a primeira-dama do Estado, Ana Maria Lins.
Camila Ribeiro também ressaltou os investimentos realizados no artesanato paraibano. “O Salão do Artesanato é motivo de muito orgulho para a Paraíba. É um evento que, com investimentos do Governo do Estado, tem fortalecido os nossos talentos, como as rendeiras. Então, uma noite como esta é sinônimo de muita alegria”, comentou.
A gestora do PAP, Marielza Rodriguez, também destacou que o desfile “Cores do Cariri” vem coroar ainda mais o sucesso que tem sido o 35° Salão do Artesanato Paraibano. “É mais um evento que vem se somar a todo esse grande sucesso que tem sido o 35° Salão, com vendas que já se aproximam dos R$ 2 milhões, com a grande ação de solidariedade. E vem também se somar a outro evento do Botafogo da Paraíba, de valorizar a renda renascença. São mais de três mil mulheres que resistem, persistem passando a arte da renda renascença de geração em geração, que contam com a sensibilidade da gestão do governador João Azevêdo”, ressaltou.
A prefeita de Monteiro, Anna Lorena, agradeceu o apoio do Governo do Estado à renda renascença, citando como exemplo a parceria que permitiu a construção do Centro de Referência da Renda Renascença (Crença). “Este desfile em parceria com a Universidade é mais um exemplo de consolidação de todo o apoio que o Governo do Estado vem dando à renda renascença, de todo um projeto pensado junto às rendeiras, ao Sebrae”, disse.
A gerente regional do Sebrae em Monteiro, Madalena Arruda, destacou que a atração de novos parceiros mostra a credibilidade das ações em prol do artesanato paraibano. “É um momento importante não apenas para a cadeia da renda renascença, mas para a união das parcerias que tanto lutam para fortalecer cada vez mais a renda renascença”, acrescentou.
A professora Márcia Cristina Paixão, do Departamento de Economia da UFPB e coordenadora do projeto Probex Comex, ressaltou que o desfile é o resultado da união entre a sociedade e a instituição. “O principal objetivo do desfile é apresentar resultados de mais um trabalho conjunto da sociedade com a Universidade, colaborar com a visibilidade do artesanato paraibano e fomentar a cultura exportadora do Estado”, acrescentou.
__________
“A expectativa é grande porque estamos lançando um novo time de modelos, que está estreando na passarela, além de ser uma coleção nova da renda renascença.”
__________
O produtor do desfile Ricardo Gomes disse que o evento marcou a formatura de uma nova geração de modelos. “A expectativa é grande porque estamos lançando um novo time de modelos, que está estreando na passarela, além de ser uma coleção nova da renda renascença”, comentou, destacando a participação da modelo internacional Geovânea Moura, com atuação na França.
Em todo o processo criativo…
O idealizador da coleção, Itamar Dias, ressaltou a participação das rendeiras na criação do desfile. “Em todo o processo criativo, tivemos a participação ativa das artesãs da renda renascença”, disse, observando que, além dele, a coleção teve a colaboração de Vinicius dos Neves, graduando de Têxtil e Moda pela Universidade de São Paulo (USP).
Ao som de clássicos da música nordestina, como a canção “Olha pro céu, meu amor”, mais de 20 modelos mostraram o que há de melhor na renda renascença. Logo em seguida, elas ainda desfilaram por todo o Salão, contemplando artesãos que não puderam assistir ao desfile.
Com informações: Ascom-PB