Brasília recebe segunda edição do Festival Internacional de Cultura de Periferia

Os processos migratórios e os descolamentos humanos encontram na arte uma forma de expressão. Até o próximo sábado (4) Brasília sedia a segunda edição do Favela Sounds, Festival Internacional de Cultura de Periferia. O encontro reúne artistas do mundo todo e também locais, ambos com origens nas favelas.

Durante os seis dias de evento serão realizadas quatro oficinas e debates e ainda dois dias de baile. Entre as atrações artísticas estão Xande de Pilares (RJ), Titica (Angola), Linn da Quebrada (SP), Larissa Luz (BA), Telefunksoul (BA), Wesli Band (Haiti/Canadá), entre outros.

Xande de Pilares, Larissa Luz, Wesli Band e Telefunksoul são algumas das atrações. Foto: Reprodução

O evento começou nessa segunda-feira (30) e acontece na área externa do Museu da República e em regiões administrativas do Distrito Federal, como o Espaço Cultural Ubuntu, no Recanto das Emas, no Jovem de Expressão, na Ceilândia e na Galeria dos Proletas, em Planaltina.

“Além de promover um encontro da cultura periférica, o festival tem a proposta de trazer uma discussão para o centro político do país. É importante promover o debate acerca dos temas como: diferenças raciais, de gênero e a força das classes B, C e D”, explicou a coordenadora geral do Favela Sound, Amanda Bittar.

A programação ainda conta com apresentações de DJs brasilienses. No momento intitulado “Papo Reto”, ocorrem os debates com os artistas convidados, sob a coordenação do antropólogo Dennis Novais. “Transfavele-se! Música e gênero nas quebradas”, “Sons da além-mar: música e migrações”, “Bota a cara: artes e comunicação nas periferias” e “Kabo Kaki você vai longe: o feminismo das minas pretas” são algumas das temáticas abordadas.

Um dos debates do evento em edição anterior. Foto: Favela Sounds

A rapper e educadora Vera Verônika é a responsável por coordenar as oficinas do Favela Sounds que receberam o nome de “Ralação”, com os títulos de “Comunicação e Mídia para artistas e negócios de periferia”, “Oficina de formação técnica de Roadie e Técnico de Luz”, “Radiodifusão: produção de conteúdo para rádio com o programa Deguste Cultura” e “Foto na Favela: uma imersão na fotografia dos bailes de periferia com Vincent Rosenblatt”.

A programação completa da segunda edição do Favela Sounds, Festival Internacional de Cultura de Periferia está disponível no site do evento e é gratuito.

Serviço

Favela Sounds – Festival Internacional de Cultura de Periferia

Dias: 30 de outubro a 4 de novembro de 2017

Locais: Museu da República e Regiões Administrativas

Entrada: Gratuita

Site: http://www.favelasounds.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/pg/favelasounds/


Com informações: Favela Sounds / Agência Brasil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.