Estudante mineiro é o único brasileiro finalista em concurso internacional de Ciências
Diogo Afonso Leitão tem 15 anos, é aluno da 1ª série do Ensino Médio do Colégio Bernoulli, em Belo Horizonte (MG), e, pela segunda vez, é o único brasileiro entre os 30 semifinalistas do Breakthrough Junior Challenge, uma competição global anual para inspirar o pensamento criativo sobre ciência.
Estudantes de todo o mundo, com idade entre 13 e 18 anos, são convidados a criar e enviar vídeos originais que trazem vida a um conceito ou a uma teoria nas Ciências da Vida, Física ou Matemática.
Os vídeos são julgados a partir da capacidade do aluno de comunicar ideias científicas complexas de forma envolvente, iluminadora e imaginativa.
O desafio é organizado pela Fundação do Prêmio Avançado, que conta com a mentoria da Iniciativa Chan Zuckerberg, organização filantrópica dedicada ao avanço do potencial humano e à promoção da igualdade de oportunidades, presidida por Priscilla Chan, esposa de Mark Zuckerberg, fundador do Facebook.
Foram 147 países participantes, mais de 10 mil vídeos e o vídeo do Diogo está entre os 30 semifinalistas globais.
O vídeo fala sobre relatividade geral (“O que é gravidade?”) e, para passar para a próxima fase da competição, precisa estar entre os vídeos com mais curtidas, compartilhamentos e reações positivas no Facebook oficial do concurso até o dia 02 de novembro. Após essa fase, uma banca examinadora fará o julgamento dos vídeos que seguirão para a final. O autor do vídeo vencedor receberá uma bolsa de estudos pós-secundários de US$ 250.000,00.
Desde os 09 anos, Diogo Afonso Leitão faz vídeos para o seu canal Portal da Ciência, no YouTube, que possui 36 600 seguidores. A produção do vídeo foi feita por ele mesmo, aproveitando toda a sua experiência como YouTuber.
Assista ao vídeo oficial da competição: https://www.facebook.com/BreakthroughPrize/videos/1908572495834764/
Com informações: Luciana d’Anunciação – Press Comunicação