Melhor do Brics 2017- Universidade Tsinghua, na China
Há cinco anos, o primeiro lugar é ocupado pela Universidade Tsinghua, situada em Pequim (China).
Foi fundada em 1911 como uma escola preparatória para chineses com graduação que buscavam aprofundamento em universidades estadunidense. Formada por 19 escolas e 55 departamentos. Em 1925 transformou-se em universidade.
A Tsinghua oferece um número de graduações e pós-graduações ministrados em inglês nas áreas de Arquitetura, Engenharia Civil, Ciências da Informação, Jornalismo e Comunicação, e Política Pública.
A universidade abriga mais de 46 mil estudantes, dos quais 2692 são estudantes estrangeiros, de acordo com dados de 2015.
Foi em Tsinghua em que se formaram o atual o ex-presidente da China, e outros nomes importantes, como o escritor chinês Qian Zhongshu e o filósofo Feng Youlan.
“Tsinghua é o lugar certo pra quem quer entender e ter contato com os futuros líderes de uma das super-potências deste século”, destacou Wildiner Batista, estudante de engenharia civil que passou dois anos por lá, pelo Programa Ciências Sem Fronteiras.
“É impressionante o respeito que se tem em relação ao professor aqui: conversar durante a aula é uma ofensa grave, chegar atrasado uma ofensa gravíssima e, na primeira aula de cada semestre, eles têm o costume de aplaudir os docentes”, concluiu, Wildiner Batista.
Com informações: EstudarFora