Edward Snowden criou um App que transforma seu celular velho em uma potente câmera de segurança
Proteger a privacidade. “Imagine que você tem um cão de guarda que pudesse levar a qualquer quarto de hotel e deixa-lo lá quando estiver fora”, disse Snowden à Wired. “E que ele é realmente inteligente, que testemunha tudo o que acontece e faz um registro”.
Edward Snowden ficou conhecido por revelar programas de espionagem da Agência de Segurança dos Estados Unidos (NSA). No entanto, o seu próximo projeto tem como objetivo fazer com que os cidadãos se sintam mais seguros. Um aplicativo criado por ele, chamado Haven, transforma smartphones com sistema operacional Android em um sistema antiespionagem.
Ao falar sobre a o lançamento de sua nova ferramenta, ao site The Verge Snowden, pergunta: “Você sabia que a maioria dos telefones atuais têm três microfones?”
Ele afirmou que os telefones, aliás, têm muito mais coisa que isso. iPhones, por exemplo, captam som, movimento, luz, aceleração, localização e até a pressão atmosférica do ambiente.
A ideia de Snowden é usar esses dados para ajudar na sua própria vigilância, e não na vigilância que hackers podem exercer sobre você. Para isso desenvolveu o Haven, um aplicativo de celular de funcionamento simples. Tudo que você precisa é de um celular que não utiliza mais. Instale o aplicativo, posicione-o de maneira que observe a região que você quer monitorar e configure-o para que faça uma conexão com o seu aparelho para uso diário. Ele vai monitorar a área de todas as formas que sua tecnologia permitir: um ruído?
A ideia é simples
Você instala o aplicativo em um celular barato e o coloca em algum lugar que você quer monitorar. Vamos supor que você está em um hotel em Hong Kong, com medo de que alguém esteja espionando suas ações. O que você faz? Instala Haven em um celular.
É possível programar o aparelho para começar a gravar ou tirar fotos se alguém entrar no quarto. Essas gravações podem ser enviadas com segurança para seu celular pessoal. Os usuários inclusive podem usar programas para criptografar essas informações. Assim, é possível ter controle total sobre essa comunicação.
Snowden firmou a ideia depois de conversar com a advogada Jacqueline Moudeine, do Chade, uma das responsáveis pela condenação do ditador local Hissène Habré. O americano disse que queria desenvolver algo que acusasse se alguém mexeu nas suas coisas ou invadiu a casa do seu amigo no meio da noite. “Ela ficou extremamente séria e disse, ‘Eu preciso disso. Eu preciso disso agora. Há muitas pessoas ao nosso entorno que precisam disso.’”, contou Snowden ao Verge.
Ou seja, o aplicativo transforma o smartphone em um sistema de segurança pessoal. “Criamos o Haven como uma ferramenta para jornalistas investigativos, defensores dos direitos humanos e outras pessoas que se sintam em risco”, diz Snowden em um vídeo de introdução ao aplicativo.
Código aberto
Independentemente do uso, o sistema é completamente seguro. Snowden fez questão de que todas as mensagens fossem encriptadas, de modo que a única forma de ler os avisos enviados pelo aplicativo é olhando diretamente para a tela do celular escolhido para receber as notificações. Segurança essa que tende a melhorar ainda mais.
O projeto é feito em um sistema de código aberto. Na prática, significa que qualquer pessoa pode baixar o sistema e fazer modificações para deixá-lo ainda mais potente.
O aplicativo já está disponível para testes, mas os criadores alertam que ele pode apresentar falhas.
Veja o vídeo. Edward Snowden explica como o aplicativo funciona:
Com informações: Época Negócios / Tecmundo / Scoopnest