Carnaval: Escolas de samba de João Pessoa apresentam samba-enredo de 2018
Da zona Norte até a Leste, os sons do cavaquinho, repique, tamborim, surdo e de outros instrumentos dão ritmo as letras dos sambas-enredos do Carnaval Tradição 2018. Neste domingo (3), as escolas de samba de João Pessoa levaram para o Centro Cultural Casa da Pólvora os ritmos e as temáticas que tomarão conta da Avenida Duarte da Silveira nos festejos do Rei Momo.
Os ensaios técnicos da maioria das agremiações acontecem na rua dos bairros, com a bateria afinada, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente e as passistas no compasso do samba. Na Capital, 5 escolas desfilam no Carnaval.
Criada em 1985, a Escola Independentes de Mandacaru aposta no samba-enredo “Passeio de um turista ao Nordeste”, de autoria de Genilson Felix. A agremiação foi a campeã em 2014.
Na África do Sul, a Escola Unidos do Roger, fundada em 2014 foi buscar o seu Carnaval para homenagear com no seu samba enredo “O Centenário de Nelson Mandela”. O grupo é o atual vencedor do Carnaval Tradição.
Do Roger, a Escola Império do Samba surgida em 2004 coloca em campo e na letra do seu samba-enredo o Botafogo Futebol Clube da Paraíba. O título mais recente da agremiação é de 2015.
A Escola Pavão de Ouro, criada em 2010, no Bairro do Roger, entra na avenida inspirada na mitologia grega, na história de amor entre Afrodite e Adônis com o samba-enredo intitulado “Um Roseiral em Flor”, de autoria de Alamis Amâncio.
A mais antiga das agremiações da cidade, fundada em 1956, a Escola Malandros do Morro, do Bairro da Torre, brinca com o próprio nome e aposta na sorte com o samba-enredo “A Malandro Vira o Jogo”. A agremiação foi a vencedora de 2016.
A apresentação das escolas integrou o projeto Pólvora Cultural, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Fundação Cultural (Funjope), dentro do AnimaCentro, programação permanente de ocupação cultural do Centro Histórico.
Com informações: Secom-JP