Retrospectiva: Arte & Cultura em 12 momentos selecionados de 2017
Teatro, música, artes plásticas, artes visuais, literatura, cinema e o que mais couber no grande balaio da cultura paraibana, brasileira e mundial. O Conexão Boas Notícias montou uma seleção das reportagens e entrevistas que marcaram 2017 na página. Todas as matérias publicadas ao longo do ano estão disponíveis no site. Confira!
Chico Buarque vence prêmio literário na França
O artista brasileiro foi escolhido pelo conjunto de sua obra, na categoria literatura latino-americana.
http://conexaoboasnoticias.blogspot.com.br/2017/01/
Jangada Literária: ajudando a construir um país de leitores
O hábito de ler está ligado a gostos pessoais, entretanto, seja por prazer, estudar ou manter-se informado, a prática da leitura aprimora o vocabulário e dinamiza o raciocínio e a interpretação.
http://conexaoboasnoticias.blogspot.com.br/2017/02/jangada-literaria-garantindo-direito.html
Brasil literário: Mapa dos escritores mais importantes de cada Estado
A geografia traça os caminhos da literatura. Os climas, sotaques e vivências levam os leitores a uma viagem por um Brasil plural.
Francisco José: um repórter sertanejo pelos cinco continentes
Das viagens, coleciona histórias e oito passaportes cheios de carimbos. Francisco José de Brito, ou apenas Chico José nasceu no Crato, interior do Ceará, mas foi adotado por Pernambuco ainda criança.
https://www.conexaoboasnoticias.com.br/francisco-jose-um-reporter-sertanejo-pelos-cinco-continentes/
Flávia Wenceslau: canções de vida, amor e esperança
Pelos palcos que coloca a planta dos seus pés há entrega. Uma artista da simplicidade da vida. Ouvir Flávia Wenceslau é cruzar os oceanos de nós mesmos e atracar na própria existência.
https://www.conexaoboasnoticias.com.br/flavia-wenceslau-cancoes-de-vida-amor-e-esperanca/
Tito Lobo: cultura popular em colorido vivo e detalhes
Nessa aldeia pincéis e tintas são os instrumentos de luta do índio guerreiro. A mata é uma cultura sem fim. A terra é a identidade de um povo. A tribo é formada por artistas de quadros, da poesia, canto, teatro, artesanato, de gentes e natureza. Um deles tem uma missão: ser “Guardião das Cores”.
https://www.conexaoboasnoticias.com.br/tito-lobo-cultura-popular-em-colorido-vivo-e-detalhes/
Grupo Ser Tão Teatro: uma década transformando pesquisa em espetáculo
A sala, a praça e o teatro são palcos. O refletor, o poste, a lua, o sol podem ser a iluminação. Em cena, talento, estudo e experimentação. Há dez anos o grupo paraibano Ser Tão Teatro transforma pesquisa em espetáculo e leva arte para diversas cidades do Brasil.
Marco Di Aurélio: Nordeste redescoberto em poesias e movimento
Para conhecer é preciso andar. Longe dos arranha-céus e das belezas plásticas, a paisagem e as gentes da terra descortinam-se frente aos olhos do poeta Marco Di Aurélio.
Wesley D’Amico: arte da miniatura e da performance com fogo
Enquanto os olhos do rapaz passeiam pelas páginas da revista, um universo de possibilidades surge em sua mente. Naquele ano de 2004, aquela publicação despertava em Wesley D’Amico o entusiasmo de fazer coisas criativas.
https://www.conexaoboasnoticias.com.br/wesley-damico-arte-da-miniatura-e-da-performance-com-fogo/
Veruschka Guerra: criatividade sem limites na ilustração de livros
Quando Veruschka Guerra nasceu a passagem já estava comprada e o bilhete teria validade para toda a vida. Voar era só uma questão de querer. Não demorou e a menina logo embarcou no voo da imaginação. Lá de cima via as cores, personagens e lugares sob o traço de uma caneta ou de um pincel.
Janela dos Sonhos: Quatro artistas da Paraíba e Pernambuco se reúnem para criar obra
Um encontro entre arte e a solidariedade. Três artistas que moram na Paraíba e um pernambucano reuniram diferentes técnicas para criar uma única obra. “Janela dos Sonhos” é o título da peça.
Literatura infantil no universo da escritora capixaba Isa Colli
Desde criança, Marilza Helena Minas Colli já era Isa Colli, como os pais a chamavam. A garota de Presidente Kennedy, no Espírito Santo, adulta tornou-se jornalista e escritora de literatura infantil.
Um ano de 2018 repleto de democratização da Arte & Cultura, para todos nós!
Por Marcella Machado, da redação do Conexão Boas Notícias