Projeto Iaras: I Encontro de Compositoras Paraibanas será realizado em João Pessoa
Com nome de índia guerreira brasileira, o Projeto Iaras não busca apenas mostrar a beleza do canto feminino, mas também estimular e conscientizar as mulheres da importância de se expressarem para diminuir o sentimento de repressão. O I Encontro de Compositoras Paraibanas deve reunir cantoras e escritoras de palavras e melodias em oficinas, palestras, varais poéticos e shows.
O encontro acontece no próximo sábado (20), a partir das 13h, na Usina Cultural Energisa, em João Pessoa, com entrada gratuita. A série de atividades programadas pretende instigar e inspirar a capacidade criativa das participantes. “Não é um concurso, é um encontro de Iaras”, afirma a cantora e idealizadora do projeto, Val Donato.
O debate a respeito da representatividade feminina e da desproporcionalidade da atuação entre homens e mulheres nas mais diversas áreas, inclusive na cultura e no campo musical envolve todo o projeto. “Foi a partir desta reflexão que surgiu a ideia de realizar um encontro de compositoras paraibanas afim de reunir, estimular e convocar as nossas mulheres ao exercício da composição poética e musical”, justifica a idealizadora.
Dentro da programação haverá uma palestra sobre a representatividade feminina e oficinas de escrita criativa, pandeiro brasileiro, musicalização e canto e rimas no Hip Hop. Além disso, será realizado um varal poético com registros em vídeo das apresentações das participantes de forma espontânea. Livros, discos e obras de autoras paraibanas terão um espaço reservado para vendas.
No final da tarde está programado um pocket show com Tanto Canto Coletiva Artística, Grupo Baque Mulher e As Calungas. Já às 21h, no Café da Usina, haverá um show com várias compositoras paraibanas, entre elas Renata Arruda, Mira Maya, Val Donato, Nathalia Bellar, Regina Limeira, Gabriella Grisi, Gabriella Villar, Juliana Almeida, Gitana Pimentel, Tamires Amaral, Katarina Nepomuk e Débora Malacar.
“Precisamos conhecer quem são essas mulheres que já se reconhecem e assumem enquanto compositoras e atrair as que sentem o desejo de criar, mas são desestimuladas por tantos fatores. É preciso que as mulheres se libertem da necessidade de receber alguma aprovação masculina para que elas se sintam confiantes na própria capacidade de compor e criar”, ressalta Val Donato.
O Projeto Iaras: I Encontro de Compositoras Paraibanas pretende aindaredigir uma Carta reivindicatória para ocupação da nova escola técnica da Paraíba com curso profissionalizante de técnico de som, roadie, direção de palco, produção e outras atividades e funções do meio cultural direcionadas para as mulheres. O projeto tem apoio da Rádio Tabajara, Orgânica Produtora Audiovisual e Vivass Assessoria & Comunicação.
Programação
13h — Oficina de escrita criativa: Processos criativos e como desatar os nós da liberdade temática.
Ministrante: Rochelle Melo (poeta, psicóloga e educadora)
14h — Oficina Pandeiro Brasileiro
Ministrante: Katiusca Lamara (Mestre em Etnomusicologia, formada em Música na UFPB)
15h — Palestra sobre representatividade feminina
Ministrante: Gláucia Lima
16h — Oficina de musicalização e canto: Como expressar-se intuitivamente dentro da música usando a voz como interprete direta do pensamento, aprimorar a percepção sonora das palavras (sons abertos e fechados) e seus efeitos.
Ministrante: Priscila Santana e Joana Knobe
17h – Oficina de rimas Mulheres do Hip Hop: Visando o público interessado em desenvolver suas habilidades de rima e improviso voltado para o Hip Hop. Ministrante: Kalyne Lima (Sinta A Liga Crew)
Pocket Shows
15h – Tanto Canto Coletiva Artística
16h – As Calungas
17h – Grupo Baque Mulher
Show
21h – Compositoras Paraibanas: Mira Maya, Val Donato, Gabriella Grisi, Regina Limeira, Morgana Morais, Renata Arruda, Gabriella Villar, Katarina Nepomuk, Tamires Amaral, Sinta A Liga Crew, Gitana Pimentel, Nathalia Bellar, Dandara Alves, Débora Malacar e Juliana Almeida.
Serviço
Projeto Iaras – I Encontro de Compositoras Paraibanas
Local: Usina Cultural Energisa, Rua João Bernardo de Albuquerque, nº 243, Tambiá – João Pessoa (PB)
Dia: 20 de janeiro (sábado)
Horário: a partir das 13h
Entrada: gratuita
Contato
Inscrições: http://bit.ly/2Dgrr4t
Site: http://bit.ly/2D4E7rF
Instagram: http://bit.ly/2DcgWvP
Facebook: http://bit.ly/2DoTJcQ
Com informações: Site Projeto Iaras / PBAgora