Duo Gisbranco grava disco com poemas musicados de Chico César

O piano é a cama onde a poesia repousa. Em ‘Pássaros’, terceiro álbum do Duo Gisbranco, formado pelas pianistas cariocas Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco, a música também voa nas letras-poemas criadas pelo cantor e compositor paraibano Chico César, especialmente para a dupla.

Ex-colegas de graduação, Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco tocavam juntas na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O comentário provocador de uma professora despertou nas pianistas os primeiros acordes do que viria a ser o Duo Gisbranco: “Por que vocês não gravam um disco?”.

‘Pássaros’ é o terceiro álbum do Duo Gisbranco. Foto: Daryan Dornelles

A dupla atua desde 2005 e já lançaram os álbuns ‘Gisbranco’ e ‘Flor de abril’. Diferente dos dois trabalhos anteriores, em ‘Pássaros’ as músicas instrumentais ganham letras. “Não é um disco-padrão de canção. A base são dois pianos. Demorou cerca de seis anos para esse trabalho ficar pronto. Compor, fazer os arranjos, masterizar. Tinha que ser assim, porque é algo bem minucioso”, explicou Claudia.

As pianistas conheceram o músico Chico César em 2009 e desde aquela época já pegavam as poesias do paraibano e as musicavam de forma despretensiosa. “Elas não foram feitas para serem músicas. Sugerimos que ele fizesse mais e sempre com algum estímulo diferente. Uma fotografia, uma conversa, uma palavra. Quando a gente viu, os versos se transformaram em várias canções. Assim como o Duo, o disco surgiu despretensiosamente”, comentou Bianca Gismonti, filha do pianista, violonista e compositor Egberto Gismonti.

As pianistas transitam entre a música popular e erudita. Foto: Divulgação

Para Claudia Castelo Branco a montagem do álbum foi um desafio divertido. “O disco foi construído quase de forma artesanal e experimental. A gente tinha que ver como funcionavam as palavras, qual melodia se encaixava melhor. Alguns dos poemas tiveram que ser cortados ou até modificados por causa da métrica. Mas tudo com o aval do Chico”, contou.

O resultado da brincadeira é um álbum com 15 faixas, entre elas a que dá título ao disco. ‘Pássaros’, ‘Canção de Ninar’ e ‘Borbotoando’, foram gravadas por Sérgio Santos; ‘Vejouço’ e ‘Turuna’ na voz de Chico César, além de ‘Aqui no Rio’ com Eugenio Dale; ‘Bibi e a Bicicleta’ teve a parceria da portuguesa Maria João; ‘Solua’, ganhou a interpretação da cantora Mônica Salmaso, entre outras canções.

Participação de Chico César na gravação do DVD comemorativo de 10 Anos do Duo Gisbranco. Foto: Divulgação

O violoncelista Jaques Morelenbaum é um dos músicos de renome convidados para executar os arranjos, junto com os instrumentistas Rodrigo “Pacato” (percussão), Fabio Nin (violão), André Mehmari (piano e sintetizador) e José Batista Jr. (clarineta e clarone).

Ao apresentar o álbum em sua rede social, Chico César comentou: “Com as amadas Bianca Gismonti e Cláudia Castelo Branco, do belíssimo disco “Pássaros” que elas fizeram com poemas-emails que escrevi e voaram canções. Muito apaixonado por este trabalho”, disse.

‘Pássaros’ também é uma homenagem a poesia de Chico César. Foto: Divulgação

Para o Duo Gisbranco a parceria com o cantor e compositor paraibano revolucionou a forma da dupla em criar música. “É um álbum que coroa toda essa nossa ligação. Chico é um artista muito rico, versátil. Desde que o conhecemos, ficamos encantadas com o universo da canção dele, de sua poesia, de sua palavra. O disco é uma homenagem e um agradecimento a todo esse aprendizado que temos tido com ele ao longo dos anos”, afirmaram Bianca Gismonti e Claudia Castelo Branco.

Ouça ‘Pássaros’



Contatos

Facebook: http://bit.ly/2o9Ixai

Instagram: http://bit.ly/2svUUmK

Youtube: http://bit.ly/2EsmR0p

E-mail: duogisbranco@gmail.com


Com informações: Correio Braziliense / Portal Uai / Francisco Cesar Goncalves / Duo Gisbranco

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.