Mutação Artística: livro e exposição apresentam retrospectiva da produção de Wilson Figueiredo
Das paredes e espaços públicos para as páginas de um livro. ‘Wilson – Mutação Artística’ é o título da obra que faz uma retrospectiva da trajetória do artista plástico paraibano Wilson Figueiredo. Em 2018, o escultor, pintor e desenhista completa 20 anos de dedicação exclusiva ao universo das artes.
Uma exposição com o mesmo título do livro está em cartaz na galeria do Centro de Turismo e Lazer do Sesc Cabo Branco, em João Pessoa. Nas 120 páginas da obra estão imagens de telas e esculturas presentes na mostra. Depoimentos e resenhas sobre o trabalho de Wilson Figueiredo também integram a publicação. Assinam os textos o crítico de arte Eudes Rocha, o artista plástico Flávio Tavares, o jornalista e escritor William Costa, entre outros.
Natural de Patos, Wilson Figueiredo trabalhou por mais de 20 anos como desenhista técnico e em 1998 ingressou no curso de pintura no Centro de Artes Visuais. Desde então o artista tem desenvolvido diversas técnicas como a de arame sobre acrílica em Eucatex, onde as telas ganham uma leitura tridimensional com a ajuda da luz, esculturas de chapa de ferro e parafuso, além das obras com ferro reciclado.
Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte, Eudes Rocha, destacou o criativo jogo de imagens das telas em arame. Para ele, “o talento com que W. Figueiredo faz suas obras é surpreendente e de um expressivo valor para o universo das artes visuais”, disse.
Wilson Figueiredo é autor de peças como “Cavaleiro Alado”, “O Bem do Mar”, “Flor de Cactos”, “O Legionário”, “A Criança no Trânsito”, “Asas da Folia” e “Accauhan”, com esculturas espalhadas por João Pessoa e outras cidades paraibanas. Entre os reconhecimentos pelo seu trabalho, recebeu o título de Chevalier Académicien da Mondial Art Academia, em 2015, na França. O artista também integra a edição do livro ‘Mondial Art Academia’ da edição 2017-2018.
A exposição ‘Wilson – Mutação Artística’ é composta por 33 obras do paraibano, com telas e versões em miniatura de esculturas famosas do artista. “Acredito na originalidade, na marcante essencialidade dos temas desenvolvidos pelo artista. Quando isso acontece, é comum se ouvir que tal artista não precisa nem assinar a sua obra, tornando-o conhecido pela sua técnica e sua vertente criativa”, comentou Wilson Figueiredo.
O livro ‘Wilson – Mutação Artística’ foi lançado na abertura da mostra na sexta-feira (16). A exposição segue aberta para visitação do público até 30 de março, com entrada gratuita.
Serviço
Exposição Wilson – Mutação Artística
Local: Galeria do Centro de Turismo e Lazer do Sesc Cabo Branco, nº 2788, Cabo Branco, João Pessoa (PB)
Dia: até 30 de março
Entrada: gratuita
Contato: (83) 3208-3194