Música paraibana: Banda Vieira lança disco ‘Parahyba Vive’
Migração contemporânea de uma ponte aérea Nordeste-São Paulo. Na capital paulista, Arthur Vieira, Pedro Chico, Marcus Menezes e Daniel Jesi trabalham todos os dias das 11h da manhã às 20h da noite. Durante uma semana o ofício do som ergueu um monumento de cidade antiga. ‘Parahyba Vive’ é o título do novo EP da banda pessoense Vieira lançado na terça-feira (20).
Formado por alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o grupo foi o vencedor do Red Bull Breaktime Sessions, projeto que busca revelar bandas universitárias promissoras do Brasil. Com os 15 mil votos recebidos, a banda ganhou como prêmio a gravação de um disco. O EP tem cinco faixas: ‘O Sol e o Cachecol’, ‘Superwlad’, ‘Morinho’, ‘Português Ambíguo’ e ‘Capim’.
‘Parahyba Vive’ é o segundo disco do grupo. Em 2015 a Banda Vieira já havia lançado “Comercial Sul”. Com um som autoral, inspirado no rock, mas com identidade própria, o grupo também respira o ar da cena alternativa dos anos de 1970, como Zé Ramalho, Cátia De França, Jaguaribe Carne e também dos Beatles, Os Mutantes, Arctic Monkeys, entre outras influências da bagagem dos integrantes.
No dia 9 de março um show na Vila do Porto, no Centro Histórico marca o lançamento do novo álbum. “Vieira é um quebra cabeça onde todas as peças se recombinam de mil formas. A voz agridoce de Arthur, em contrapontos com os backing vocals de PC se destacam juntos com a sonoridade crua buscada pela gente nesse disco. Guitarras limpas e sinceras se contrastam com os grooves singulares entre batera e baixo gravados ao mesmo tempo. Tudo naturalmente casado, harmonicamente juntado pelo destino”, definem em entrevista ao Red Bull.
As gravações aconteceram em agosto de 2017, em São Paulo. As canções traduzem experiências vivenciadas pelos integrantes do grupo e o ‘Parahyba’ no título do álbum faz alusão ao antigo nome da capital paraibana. Essa foi a primeira viagem da Banda Vieira para fora do Nordeste.
Criado em 2014, o grupo já teve diversas formações. Hoje estão na Banda Vieira os músicos Arthur Vieira, voz e guitarra, Pedro Chico, na guitarra e voz, Marcus Menezes, na bateria e Daniel Jesi, no baixo.
“Tudo começou como produções de músicas lançadas na internet e não uma banda. As coisas foram ganhando forma, e um público foi se formando organicamente. Formou-se a banda a partir dos encontros casuais da vida e suas (r)evoluções. Optamos a nos resumir apenas por Vieira, carregando e abraçando toda a história”, contaram.
Foram responsáveis pela gravação, Rodrigo Funai Costa e Alejandra Luciani, com mixagem de Rodrigo Funai Costa e masterização de Maurício Gargel. A capa é assinada por Daniel Vincent e a produção executiva da banda é da Toroh Música&Cultura. O músico paraibano Totonho participa da faixa ‘Português Ambíguo’.
Ouça ‘Parahyba Vive’
Contato
Facebook: http://bit.ly/2EIh0YW
Instagram: http://bit.ly/2HwNOSl
Youtube: http://bit.ly/2EWf6mA
E-mail: vieirabanda@gmail.com
Com informações: RedBull / G1-Paraíba