Música paraibana: Banda Vieira lança disco ‘Parahyba Vive’

Migração contemporânea de uma ponte aérea Nordeste-São Paulo. Na capital paulista, Arthur Vieira, Pedro Chico, Marcus Menezes e Daniel Jesi trabalham todos os dias das 11h da manhã às 20h da noite. Durante uma semana o ofício do som ergueu um monumento de cidade antiga. ‘Parahyba Vive’ é o título do novo EP da banda pessoense Vieira lançado na terça-feira (20).

Formado por alunos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o grupo foi o vencedor do Red Bull Breaktime Sessions, projeto que busca revelar bandas universitárias promissoras do Brasil. Com os 15 mil votos recebidos, a banda ganhou como prêmio a gravação de um disco. O EP tem cinco faixas: ‘O Sol e o Cachecol’, ‘Superwlad’, ‘Morinho’, ‘Português Ambíguo’ e ‘Capim’.

Capas com artes de Daniel Vincent e Inácio Eugênio, respectivamente. Foto: Divulgação

‘Parahyba Vive’ é o segundo disco do grupo. Em 2015 a Banda Vieira já havia lançado “Comercial Sul”. Com um som autoral, inspirado no rock, mas com identidade própria, o grupo também respira o ar da cena alternativa dos anos de 1970, como Zé Ramalho, Cátia De França, Jaguaribe Carne e também dos Beatles, Os Mutantes, Arctic Monkeys, entre outras influências da bagagem dos integrantes.

No dia 9 de março um show na Vila do Porto, no Centro Histórico marca o lançamento do novo álbum. “Vieira é um quebra cabeça onde todas as peças se recombinam de mil formas. A voz agridoce de Arthur, em contrapontos com os backing vocals de PC se destacam juntos com a sonoridade crua buscada pela gente nesse disco. Guitarras limpas e sinceras se contrastam com os grooves singulares entre batera e baixo gravados ao mesmo tempo. Tudo naturalmente casado, harmonicamente juntado pelo destino”, definem em entrevista ao Red Bull.

Foto: Felipe Gabriel

As gravações aconteceram em agosto de 2017, em São Paulo. As canções traduzem experiências vivenciadas pelos integrantes do grupo e o ‘Parahyba’ no título do álbum faz alusão ao antigo nome da capital paraibana. Essa foi a primeira viagem da Banda Vieira para fora do Nordeste.

Criado em 2014, o grupo já teve diversas formações. Hoje estão na Banda Vieira os músicos Arthur Vieira, voz e guitarra, Pedro Chico, na guitarra e voz, Marcus Menezes, na bateria e Daniel Jesi, no baixo.

Foto: Marcelo Rodrigues | Divulgação

“Tudo começou como produções de músicas lançadas na internet e não uma banda. As coisas foram ganhando forma, e um público foi se formando organicamente. Formou-se a banda a partir dos encontros casuais da vida e suas (r)evoluções. Optamos a nos resumir apenas por Vieira, carregando e abraçando toda a história”, contaram.

Foram responsáveis pela gravação, Rodrigo Funai Costa e Alejandra Luciani, com mixagem de Rodrigo Funai Costa e masterização de Maurício Gargel. A capa é assinada por Daniel Vincent e a produção executiva da banda é da Toroh Música&Cultura. O músico paraibano Totonho participa da faixa ‘Português Ambíguo’.

Ouça ‘Parahyba Vive’



Contato

Facebook: http://bit.ly/2EIh0YW

Instagram: http://bit.ly/2HwNOSl

Youtube: http://bit.ly/2EWf6mA

E-mail: vieirabanda@gmail.com


Com informações: RedBull / G1-Paraíba

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.