Turismo rural sustentável: Lançamento do 1° Festival da Jaboticaba de Gurinhém

No topo da Serra do Catolé, município de Gurinhém (PB) existem vários sítios que produzem jaboticaba, uma planta nativa brasileira.

Jabuticaba ou jaboticaba.  O fruto da jaboticabeira ou jabuticabeira que está bem no auge da sua produção, entre os meses de janeiro e fevereiro.

O cenário pode ser contemplado pelos moradores da região, mas o local é apropriado para turista encher a vista com a bela paisagem, e ainda se deliciar com à pequena fruta “jabuticaba”, em forma de pequenas pelotas escuras, com doce polpa branca.

1° Festival da Jabuticaba de Gurinhém

Dona Nazaré e Fernanda Melo (Sebrae) Foto: Josy Gomes Murta

Pioneiro. Turismo rural sustentável com inclusão social: cultura, sabores, experiências e vivências. Momentos bem calorosos. 

O 1° Festival da Jabuticaba de Gurinhém vai ser lançado nesta sexta-feira (23). O evento tem apoio do prefeito do município Cláudio Madruga, e contará com a presença de jornalistas da capital paraibana, que serão recepcionados pelos moradores locais.

A Fampress organizada pela Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo da Paraíba (Abrajet-PB), tem o propósito de visitar a Serra do Catolé, bem no final da safra da jabuticaba que é muito curta, conhecer e divulgar as suas potencialidades, gastronomia, cultura e atrativos naturais. 

De acordo com as informações, a programação é bastante diversificada. Os visitantes poderão participar de caminhada, colheita e consumo da jabuticaba durante a trilha ecológica, subida a Serra do Catolé para conhecer a flora da região, a Nascente Morales e o Lajedo do Amor, comprar produtos orgânicos, os sabores da serra: licores, geleias, cocadas, derivados da jabuticaba. Degustar o almoço regional no Bar do Tonhe, entre outras atividades.

Serra do Catolé

Serra do Serra do Catolé | Uruçu. Foto: Amélia Marques | Reprodução

Localizado aproximadamente a 30 Km da cidade de Gurinhém, com uma altitude média 420 m acima do nível do mar. 

O local é habitado por um povo alegre e acolhedor, e é por lá que encontramos Maria Nazaré Vieira, conhecida por Dona Nazaré. Uma artesã e cordelista apaixonada pelo lugar. É tanto que em seus versos, ela faz questão de evidenciar a sua terra. 

No 1° Festival da Jabuticaba de Gurinhém, os visitantes terão oportunidade de envolver-se com a poesia de Dona Nazaré, que entre conversas e histórias de vida, vai revelar as belezas do lugar. E nem precisa pedir muito, que imediatamente as rimas surgem raras e preciosas.

A Serra do Catolé

Minha Serra do Catolé parece um reino encantado

Tem flores por todo canto,

tem pedra por todo lado

Tem pé de jabuticaba,

e quando chove chega ficar coroada

Tem uma pedras tão grande que parecem chegar no céu.

Turismo rural sustentável

Uruçu | Serra do Catolé – Caminhada ecológica. Foto: Secom-PB

Na comunidade Serra do Catolé está sendo desenvolvido o primeiro projeto de turismo rural sustentável que vem sendo desenvolvido pela Prefeitura de Gurinhém, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PB), a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-PB) e a Associação de Desenvolvimento Comércio dos Agricultores e Agricultoras Familiares do Sitio Serra do Catolé (ADECAFS). O objetivo é divulgar as potencialidades turísticas da comunidade. 

Segundo a secretária de Turismo de Gurinhém, Lúcia de Fátima Cavalcanti, o município foi incluído no Mapa do Turismo do Governo Federal no ano passado, e a Comunidade do Matão é um ponto de atração turística.

Lúcia destacou ainda que na Serra de Catolé é possível desenvolver o turismo de aventura: “A serra com 405 metros acima do nível do mar, em que pretendemos inserir atividades como parapente e rapel, por exemplo”.

A secretária salientou: “Há nove anos existe uma caminhada da localidade Uruçu ao topo da Serra do Catolé, por lá existem vários sítios que produzem jabuticaba e que se transformam, num belíssimo espetáculo nos meses de janeiro e fevereiro, bem no auge de sua produção”.


Por Josy Gomes Murta, para o Conexão Boas Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.