Legado musical do Tropicalismo em Barrocidade

O movimento Tropicalista deixou herdeiros e provocou influências em vários segmentos culturais, a exemplo da Literatura e das Artes Plásticas. Mas, reconheçamos, foi na música que o Tropicalismo realmente se consolidou, marcando um movimento que tinha um caráter essencialmente crítico e contestador a tudo o que se fazia em termos de arte no Brasil até então. Certo que Oswald de Andrade, já em 1920, antecipava a história tropicalista, com seu movimento antropofágico, devorando e se apropriando do que vinha de fora sob o olhar patrício. Mas foi o Tropicalismo quem aprofundou essas idéias até às raízes, gerando, talvez até, mais incompreensões e críticas equivocadas do que o próprio manifesto antropofágico. Também pudera!

Quando a turma do Tropicalismo invadiu o movimento cultural brasileiro, dando ênfase na música de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Tom Zé, entre outros, nossa cena musical estava plenamente dividida. De um lado a Bossa Nova e de outro a Jovem Guarda. No meio, Chico Buarque e o resgate do samba tradicional de Noel Rosa. Era muita estrela para disputar o mesmo quinhão de mercado! O resultado é o que vemos ainda hoje, com as opiniões se dividindo quando se discute estética musical. Alguns até radicalizando em relação a um nome como Caetano Veloso, talvez por ser este um polemista de primeira linha que não teme expor suas idéias e até as suas contradições artísticas.

Mas, retomando, foi na música que o Movimento Tropicalista se consolidou, com seu aspecto inovador e inconformismo com os caminhos políticos e sociais da sociedade de uma forma geral. Me parece que essa forte tendência musical está presente até a medula na poesia de Amador Ribeiro e o seu Barrocidade.

Mais do que visual ou concretista (como alguns quiseram atribuir, acredito que de forma equivocada, como enfatiza Frederico Barbosa na orelha do livro), Barrocidade é uma obra sonora. Para ler e ouvir. Como se fosse uma sinfonia. Mas aqui falo não daquelas sinfonias de pardais, conformadas, óbvias como se fosse uma batida num bumbo em ladainha monótona. Falo de uma sinfonia que desconstrói a construção do poema e provoca arrebatamentos no leitor, ora de fascínio pelo resultado final do poema, ora de frustração, por estar esperando uma sílaba ou um fonema, que não surge, na conclusão do pensamento poético de Amador.

O livro, como dizia, é todo sonoro. Da primeira a última página, com a tocante homenagem a Haroldo de Campos. Quem duvidar, basta repetir à exaustão os versos melódicos de hc foi pro céu: “hc foi pro cio dos anjos/ (barroco/ rilke/ augusto)/ para o sol de Oswald malandra/ mente armado numa roda de bambas// foi para o céu o sal do xadrez/ das estrelas…” E, mais na frente: “pero nunca never more jamais/ órfãos// têm e temos todos/ as trilhas/ teus livrosvida/ ô meu”. Vejam que aqui, nestes versos citados (e em todo o restante do poema) há mais do que uma busca do legado de Haroldo de Campos. Há a transformação desse legado em sonoridade poética, para além dos limites da previsibilidade.

Essa “obsessão” pelo ritmo faz com que a poesia de Amador Ribeiro Neto tenha melodia, e não metáfora. Mais do que experimentos lingüísticos, existem experimentos sonoros em sua poesia. Como se fossem tentativas de criar o que Caetano tentou com Araçá Azul. No caso de Amador, buscar novos sons para a poesia, novas aliterações, novas assonâncias. É isso que perpassa em 99,9% dos poemas do livro. Pegue qualquer um ao acaso, por exemplo, e confira isso. Leiam (escutem) “recato” e percebam a cadência poética (claro que em Amador essa cadência não será jamais como um samba de uma nota só), sintam o eco da poesia perturbar nosso ruído diário, sempre no melhor estilo crítico amadoriano:

“telefone e-mail fax correio

ligações estão ficando perigosas demais

literatura já deu cinema cinema

deu cama em motel de segunda

a sábado menos domingo deus sabe lá por que diabos este

caso pode dar dor de cabeça brabas em senso

assim eu li em Camões nos tempos de ginásio Inês é morta já

não sou mais bobo de voar de avião asa delta coração

sem reservas”.

Mas essa busca pelo legado musical tropicalista não está apenas no ritmo dos poemas, nos fonemas escolhidos, nas palavras propositadamente ausentes. A segunda parte de Barrocidade é quase toda uma ode ao legado musical que o Tropicalismo propôs naquele antológico disco de 68. Aquela geléia geral defendida por Gil, Caetano, Tom Zé, Torquato e outros, tão pouco compreendida por gente que acha que o Brasil só pode ter um ritmo e uma canção.

Claro que uma ode no melhor jeitinho de ser de Amador: imprevisível, inconstante, tropicalista, acima de tudo. Uma ode que acomoda em suas sílabas musicais um Luiz Gonzaga (evoé Caetano e a sinfonia da Asa Branca), um David Byrne (que levou Tom Zé para o mundo), uma Rita Lee (também presente, com Os Mutantes, naquele célebre disco-manifesto tropicalista), um Arrigo Barnabé (e as vanguardas paulistanas), um Arnaldo Antunes (e a vanguarda das vanguardas), um Chico César (e a vanguarda musical nordestina) e outros nomes. E, não poderia faltar, Caetano Veloso – ídolo maior de Amador Ribeiro, aquele quem lhe deu régua e compasso intelectual para também se encantar pelas coisas desse Brasil Tropicalista e para também criar as coisas novas que estávamos precisando na poesia tropicalista desse país ultimamente tão insosso, literariamente falando.

Para não me alongar ainda mais, só um lembrete: a poesia de Amador Ribeiro Neto é para ler ouvindo. Ou seria para ouvir, lendo?


Linaldo Guedes

Jornalista e poeta. Nascido em Cajazeiras, no Sertão da Paraíba. Radicado em João Pessoa desde 1979. Como poeta, lançou os livros “Os zumbis também escutam blues e outros poemas” (A União/Texto Arte Editora, 1998), “Intervalo Lírico” (Editora Dinâmica, 2005), “Metáforas para um duelo no Sertão” (Editora Patuá, 2012) e “Tara e outros Otimismos” (Editora Patuá, 2016). Lançou, em 2015, “Receitas de como se tornar um bom escritor”, pela Chiado Editora, de Portugal.

Tem textos e poemas publicados em dezenas de livros lançados no Brasil, incluindo antologias. Sua produção literária e fortuna crítica podem ser acessadas nos seguintes blogues:

Site: https://conversandosobrelinaldoguedes.wordpress.com/

Site: https://linaldoguedes.wordpress.com/

E-mail: linaldo.guedes@gmail.com


Edição: Josy Gomes Murta

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