Artista representa patrimônios históricos e culturais do Amazonas em papel
Na palma da mão é possível equilibrar o Centro Cultural Palácio Rio Negro. O Teatro Amazonas cabe dentro de uma pequena redoma de vidro. O conjunto arquitetônico da alfândega de Manaus pode ser reconstruído com manual. A brincadeira com os monumentos históricos e culturais de Manaus é obra do artista Carlos Melo, como os chamados “paper toys” ou brinquedos de papel.
Há um ano, o amazonense começou o projeto “Monta Manaus”. São 13 miniaturas de patrimônios históricos e culturais da capital. “É um trabalho muito minucioso porque você tem que fazer um trabalho de pesquisa, pesquisa fotos antigas, fotos atuais, fotos de satélite e em alguns casos vou ter que ir lá eu mesmo fazer as fotos para poder fazer o monumento”, conta.
No “paper toys”, os monumentos revelam os detalhes de cada obra que remetem aos objetivos do projeto: “Despertar o interesse de crianças, jovens e adultos pela Cultura e Patrimônio histórico local, bem como, aumentar o leque de opções dos turistas que nos visitam na aquisição de produtos regionais”, explica.
Além do Teatro Amazonas, Palácio Rio Negro e do conjunto arquitetônico da Alfândega já foram representados pelo artista o Palacete Provincial, Palácio da Justiça, Museu Casa Eduardo Ribeiro, Relógio Municipal, Arena da Amazônia, Mercado Adolpho Lisboa, Paço da Liberdade, Reservatório do Mocó, Ponte Rio Negro e a antiga Faculdade de Direito do Amazonas.
Impressos em papel especial, cada monumento chega pronto para ser montado. “O kit vem com todas as instruções para a montagem, com indicações de onde cortar e colar. É muito fácil montar as miniaturas 3D”, comenta.
O trabalho do estudante de Arquitetura e Urbanismo teve início com o jogo de tabuleiro “Conheça Manaus brincando”. O ponto de partida é a Ponte Rio Negro e de chegada, a BR-319. Nesse percurso passa Museu do Seringal, Parque do Mindu, Museu da Amazônia (Musa) e zoológico do Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).
Entre as produções de Carlos Melo está um gibi de 20 páginas intitulado “A turma do tucano Tunico”, no qual é contada a história da cidade. “Além da história, conta com atividades de colorir, caça-palavras regionais, palavras cruzadas regional com os nomes de municípios do Amazonas”, destaca.
A iniciativa do artista, além de uma paixão, nasceu de uma lacuna percebida por Carlos Melo. “A dificuldade em encontrar material para nossas crianças e adolescentes que fale sobre a cultura regional ainda é muito grande”, afirma.
Agora o idealizador do “Monta Manaus” tem outro objetivo e desafio. “Criei as miniaturas e o jogo com intuito de comercializar, mas, para tanto, ainda busco apoio e parcerias, principalmente para imprimir em larga escala. Minha intenção é vender para a área educacional”, ressalta.
Contato
Telefone: 98832-4590
E-mail: carlosrpmelocg@gmail.com
Instagram: https://www.instagram.com/carlos_rpmelo/
Facebook: https://www.facebook.com/carlos.melo.9693/
Com informações: Uninorte / G1 Amazonas / Cultura Amazonas
Gostaria de agradecer por publicar essa matéria que fala sobre meu trabalho, é muito importante ter nosso trabalho divulgado pelo restante do Brasil, caso haja interesse, eu ficaria honrado em lhes enviar mais detalhes e fotos sobre o que faço. de qualquer forma muito obrigado
Carlos Melo
Boa noite!Tenho interesse pelo o seu trabalho,como faço para falar com você
Olá Telma. Veja no final do post os contatos do artista. Abraço!