I Mostra Mulheres Paraibanas Inspiradoras

Personalidades femininas da política, das artes, educação e cidadania e ativismo serão homenageadas nesta quarta-feira (6) na I Mulheres Paraibanas Inspiradoras. O evento começa às 9h, na Escola Técnica Estadual João Pereira Gomes Filho, em Mangabeira.

As atrizes Zezita Matos e Soia Lira, a cantora Cátia, a professora Adélia de França, a professora Anayde Beiriz, a poeta Violeta Formiga e a cirandeira Vó Mera são algumas das mulheres que serão homenageadas por dezesseis escolas estaduais da Paraíba.

Anayde Beiriz. Foto: Reprodução

A mostra faz parte do encerramento do projeto “A educação no enfrentamento à violência de gênero nas escolas estaduais da Paraíba”, desenvolvido pelo Centro de Apoio à Criança e ao Adolescente (Cendac). “Resgatar e empoderar a figura feminina contribui para ampliar o conhecimento sobre a importância dos feitos das mulheres para o mundo e enriquece o olhar da escola sobre o papel das mulheres na História”, ressaltou a presidente do Cendac, Valquíria Alencar.

Segundo a presidente, a escola tem um importante papel na construção do respeito às relações de gênero e a diversidade das pessoas, às etnias, à sexualidade, à cultura e às crenças. “Realizamos cerca de cinquenta debates e rodas de diálogo com os alunos destas escolas, em que discutimos temas como violência e igualdade de gênero, cidadania, cultura de paz, discriminação racial, diversidade, protagonismo juvenil, com o objetivo de combater o preconceito e promover a inclusão social”, afirmou Valquíria Alencar.

Violeta Formiga. Foto: Reprodução

A I Mostra Mulheres Inspiradoras Paraibanas foi organizada por comissões, formadas por estudantes e professores das escolas participantes do projeto. O evento terá uma exposição elaborada pelos estudantes, junto com artista plástico e ativista cultural, Nai Gomes. Na ocasião, cada uma das mulheres inspiradoras receberá o troféu “Anayde Beiriz”, como reconhecimento de seu trabalho e atuação.

Participaram do projeto as escolas técnicas em Mangabeira e Bayeux; Alice Carneiro, em Manaíra; Centro Profissionalizante Deputado Antônio Cabral, Valentina Figueiredo; Ursula Lianza, no Roger; Cônego Francisco Gomes Lima, no Geisel; Maria do Carmo, em Jaguaribe; Olívio Pinto, no Valentina Figueiredo; João Goulart, no Castelo Branco; Francisca Ascensão Cunha, nos Bancários; João Roberto, em Mangabeira; Papa Paulo VI, Cruz das Armas; Pedro Augusto Porto, Jaguaribe e o Instituto de Educação da Paraíba, Centro e a José Batista de Melo, em Mangabeira. As rodas de diálogo foram facilitadas pelos educadores, Kalyne Lima, Andrezza Ribeiro, Barbara Zen e Kleber de Araújo.


Com informações: Mabel Dias – Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.