Projeto Dreams in Action: alunos e professores do Campus Picuí embarcam para Irlanda

Iniciativa pioneira favorece internacionalização do IFPB.  Grupo vai estudar inglês na Dublin City University.

Os alunos e professores do Campus Picuí estão de malas prontas para a Irlanda. Eles vão estudar inglês numa das mais conceituadas instituições, a Dublin City University (DCU). O projeto Dreams in Action foi iniciado há um ano e meio, de forma tímida, mas que acabou se transformando num exemplo de superação e pioneirismo.

A professora Ana Angélica Rocha, coordenadora do Núcleo de Assuntos Internacionais do Campus Picuí, recorda que os desafios foram muitos. “Na época nossa ideia de levantar recursos para custear um curso de inglês fora do país foi aceita pela turma do 2º ano do Curso Técnico em Edificações. Eles convenceram os pais de que iriam trocar a tradicional festa de formatura por uma viagem, já que não seria financeiramente viável optar por ambas as alternativas”.

Foto: Reprodução

O grupo realizou diversas ações para arrecadar recursos, como rifas e bazares em diferentes municípios com o apoio de empresas locais, vendeu lanches e promoveu um cofrinho. O projeto divulgado nas redes sociais contou com o apoio dos pais dos alunos e de diretores de outros Campi como Santa Rita, Esperança, Patos, Itabaiana, Campina Grande e a Reitoria, que na reta final ajudaram com sobras de orçamentos.

O grupo recebeu apoio da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter) que orientou quanto ao desenvolvimento do Projeto que recebeu aval da Procuradoria Federal do IFPB. “A partir desse contato com a Irlanda estamos vendo a possibilidade de firmar um memorando de entendimento com a DCU, para fundamentar uma proposta de convênio futura” afirmou a Assessora da Arinter, Mônica Maria Montenegro.

De sonho a realidade

O grupo formado por 18 alunos e 5 professores do Campus Picuí, embarcam dia 19 – para uma viagem de duas semanas na Dublin City University. Integram o grupo os professores Ana Cláudia Fontes, de Educação Física, que também coordena o Projeto; Alyne Ferreira de Araújo, de Língua Inglesa; Fernando Costa Gomes, de Física; e Lidiane Cristina Félix, de Geologia.

Os alunos estão ansiosos. “Sou filha de pais agricultores, moro na zona rural e nem tão cedo me via conhecendo outro país” diz a aluna Raquel da Silva Araújo.

O estudante Luccas Brito Moreira está muito otimista. “O projeto abrirá portas para todos nós, alunos e, sem dúvida, será uma experiência incrível e inesquecível”.

Internacionalização

A coordenadora Ana Angélica, declara: “Este é, certamente, o início de uma nova era no IFPB, na qual seremos capazes de acreditar no valor da internacionalização para o crescimento dos nossos alunos e para o Instituto como um todo. Estamos muito orgulhosos e agradecidos por sermos os pioneiros dessa grande experiência e por termos abertos as portas para novas gerações”.


Com informações: Heranir Oliveira – da DGCOM do IFPB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.