Concurso de redação “Pela Vida das Mulheres”
As inscrições para o concurso de redação “Pela Vida das Mulheres” estão abertas até o dia 30 de abril, para representantes para a etapa regional.
A participação no concurso será restrita às escolas dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, sendo facultada apenas uma inscrição por aluno.
Etapas
O concurso acontecerá em três etapas: escola, regional e estadual. Na etapa “Escola” a instituição escolherá um representante para a categoria do Ensino Fundamental (6º e 7º anos), um para a categoria do Ensino Fundamental (8º e 9º anos) e um representante para o Ensino Médio.
A etapa regional acontecerá nas 14 Gerências Regionais de Educação (GRE), de onde sairá um representante de cada categoria, por etapas de ensino. A redação inscrita deverá ser de autoria do aluno. Cada aluno poderá ter um professor orientador responsável em acompanhar e orientar os estudantes de uma única escola, inclusive após o resultado das etapas local e regional, caso seja a produção textual selecionada para a etapa estadual. O estudante e o seu professor orientador concorrerão a apenas uma única categoria.
Inscrições
As inscrições deverão ser realizadas de forma online por este endereço eletrônico pelo gestor da escola, incluindo o preenchimento do formulário de inscrição que será disponibilizado no mesmo endereço eletrônico, anexando a redação, somente após ser realizada a seleção da etapa da escola. No ato de inscrição, a escola deverá inscrever uma única redação por categoria. Não serão aceitas, sob hipótese alguma, inscrições extemporâneas ou com dados incompletos.
O concurso é organizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), e tem como objetivo estimular a mudança de atitudes e comportamentos dos estudantes, enfatizando a necessidade do seu envolvimento pelo fim da violência contra as mulheres e meninas, além de desenvolver a criticidade em relação à história da condição feminina, compreendendo e refletindo sobre a luta pelos direitos das mulheres.
O certame visa ainda promover reflexões acerca do respeito às mulheres, a partir do ambiente escolar, se estendendo à família e comunidade e potencializar o trabalho de produção textual nas escolas da Rede Estadual de Ensino, valorizando os talentos dos estudantes.
Avaliação
A avaliação constará na apreciação de duas fases. A etapa regional e a etapa estadual respeitarão os mesmos critérios de avaliação. Nas diversas etapas, os textos deverão ser selecionados pelas comissões julgadoras, considerando a presença de aspectos próprios da categoria textual e aspectos gerais de gramática e ortografia.
A homologação das inscrições acontecerá de 1º a 4 de maio. A divulgação das redações finalistas acontecerá no dia 15 de maio e a etapa estadual e premiação serão realizadas no dia 22 de maio. Os estudantes que alcançarem o primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental – 6º e 7º anos do Ensino Fundamental – Poema e/ou Literatura de Cordel e 8º e 9º anos – Categoria Crônica e na categoria Ensino Médio – Artigo de Opinião, serão premiados com medalhas e terão suas redações publicadas no Jornal A União.
Mais informações e esclarecimentos pelo e-mail: pelavidadasmulheres2018@gmail.com.
Com informações: Secom-PB