Fórum E.I.T.A: Gabriela Otto aponta soluções para o crescimento nos serviços de turismo na Paraíba
Transformação, reconfiguração, interação. Gabriela Otto incitou o pensar estrategicamente no âmbito do Turismo inteligente na Paraíba.
Ao proferir palestra no Fórum E.I.T.A Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil, Gabriela Otto, comentou que as novas tecnologias vêm transformando o cotidiano das pessoas ao redor do mundo nos últimos anos.
Considerada como principal palestrante sobre Turismo de Luxo do país, Gabriela Otto abriu o primeiro Painel – Estratégias para Hotelaria, com o tema, Revenue Management. Também ministrou um Workshop e um Curso exclusivo, com o mesmo tema, para profissionais da Hotelaria.
Segundo a especialista, quando se fala em turismo, seja para procurar um hotel, comprar um bilhete aéreo, pesquisar sobre o destino, a internet com os sites de busca, aplicativos e plataformas de hospedagem, se tornam ferramentas indispensáveis para quem vai viajar.
De uma forma ousada, coerente, e sem rodeios, Gabriela salientou que é imprescindível e necessária a gestão tecnológica, para quem oferece serviços, seja no setor hoteleiro, agências de viagem, restaurantes e toda a economia criativa.
Otto apontou soluções para que o ramo acompanhe as mudanças que estão acontecendo e continue em crescimento. Para ela existem diversas maneiras de solucionar o problema, mas a principal delas é a abertura do mercado para as novas tecnologias. Exemplificando: O uso do marketing para entregar o produto ou serviço às pessoas certas, o respeito ao canal de comunicação que o cliente escolheu, uma boa experiência de compra com informações detalhadas e boas fotos.
Tríade: experiência, pessoas e tecnologia
O pensar estrategicamente para concentrar esforços na experiência, nas pessoas e na tecnologia. “Essa tríade é a base para agregar valor ao ponto que você consegue cobrar o que vale. Não é no preço, é a experiência que você oferece, pois quem vem por um preço por preço vai embora. Quem vem por valor, fica”, disse Gabriela.
Ela apontou ainda que o crescimento, reconhecimento e os resultados se tornarão visíveis, quando a realidade atual, sair do modelo tradicional para novas experiências, aproveitando o melhor que as tecnologias podem oferecer.
Urgentes e necessários
Atualizar-se, buscar ser único, criterioso, cuidadoso, entregar o que prometeu ao cliente, não ficar desatualizado, são urgentes e necessários nestes novos tempos.
Gabriela fez questão de destacar duas áreas na hotelaria: a recepção e reservas. Ela teceu críticas aos empreendimentos que reclamam da concorrência, mas não buscam soluções. Destacou quão importante é um setor de reservas funcionando 24 horas.
O mundo mudou e o mercado também, é preciso acompanhar as mudanças, diz a especialista. Destacou veemente que há um lugar para todos.
“O hoteleiro tem que ser empreendedor e criar valor, pois a hospedagem vende memória.”
No Fórum, também foram expostos: o painel sobre Estratégias para Qualificação de Serviços Turísticos e a palestra “A excelência no atendimento e a geração de experiência” com Clezio Amorim, autor do livro “55 maneiras de encantar o seu cliente”, a palestra “Transformação Digital no Turismo” com Germana Magalhães, além das mesas de debates com autoridades do setor.
E.I.T.A
O Fórum E.I.T.A Estratégias Inteligentes para um Turismo Ágil, idealizado pela jornalista Ana Célia Macedo e pela marketóloga Alessandra Lontra, diretoras do O Concierge, despertou para um novo caminho no setor do turismo na Paraíba.
O evento aconteceu no dia 2 de maio, em João Pessoa (PB) e recebeu um público expressivo. Na ocasião, o trade Turístico, autoridades locais, professores e estudantes universitários, apoiadores e parceiros estiveram reunidos para discutir e planejar o desenvolvimento da cadeia produtiva do turismo.
Objetivos do E.I.T.A: o pensar e planejar o desenvolvimento da cadeia produtiva do Turismo com o comprometimento da inclusão e da qualificação da mão de obra, bem como incentivar novos empreendedores.
O Fórum foi realizado pela empresa de comunicação para o Turismo, O Concierge, com correalização do Sebrae Paraíba, o Patrocínio do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), apoio da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Estado da Paraíba (ABIH-PB), entre outros.
Produto de qualidade
“O Banco apostou que o Fórum E.I.T.A veio para qualificar o setor, com as informações repassadas e diálogos gerados entre os diversos parceiros presentes.” (Wesley Maciel, superintendente do Banco do Nordeste – BNB)
“Estamos satisfeitas com a repercussão do Fórum. Todas as metas que foram estabelecidas para a realização deste evento foram cumpridas e o resultado para o mercado foi a entrega de um produto de qualidade que, com toda certeza deve entrar para o calendário de eventos do setor do turismo de João Pessoa.” (Ana Célia Macedo, coordenadora do E.I.T.A)
Por Josy Gomes Murta e Maryellen Ingrid Badarau, da redação do Conexão Boas Notícias