Alpinista chinês de 70 anos com ambas pernas amputadas escala monte Everest
O montanhista chinês Xia Boyu, 70 anos, escalou na segunda-feira (7) a maior montanha do mundo, o Everest, uma proeza realizada depois de várias tentativas.
Xia é o primeiro homem do mundo com dupla amputação dos membros inferiores a fazê-lo a partir do lado nepalês, segundo confirmação de fontes governamentais do Nepal.
A única pessoa com dupla amputação a escalar o Everest foi Mark Inglis da Nova Zelândia, que o havia feito a partir da China, no Tibete, em 2006.
“O cidadão chinês com ambas as pernas amputadas escalou até ao topo pelas 8:40 da manhã, na hora local de hoje. É a primeira pessoa na sua condição a fazê-lo a partir do sul”, disse Gyanendra Shrestha, um oficial do Departamento de Turismo, filiado ao Ministério da Cultura, Turismo e Aviação Civil, à agência Xinhua.
Um dia depois de uma equipa de 8 elementos ter exposto algumas cordas ao longo do percurso até ao topo, Xia Boyu inaugurou a rota para todos os outros alpinistas para a estação de 2018.
Ele recebera a licença de alpinismo por parte do governo nepalês após o tribunal supremo do país, em março, ter permitido pessoas com dupla amputação dos membros inferiores e pessoas com problemas de visão escalarem a montanha acima dos 6500m.
“Meu sonho é escalar o Everest. Tenho que fazer isso. Representa também um desafio pessoal, um desafio do destino”, disse ele à AFP, em Katmandu.
Desistir jamais!
O alpinista perdera ambas as pernas em 1975, durante a primeira tentativa de atingir o topo, devido ao frio.
Nos anos de 2014, 2015 e 2016, voltou a tentar, mas o seu sonho foi comprometido devido a uma avalanche, terremoto e más condições climáticas, respectivamente.
De acordo com o departamento turístico do Nepal, o órgão oficial que emite licenças de alpinismo para o Everest, um total de 346 alpinistas de 38 equipes nepalesas e estrangeiras obtiveram a licenças este ano.
Xia Boyu: o seu sucesso é um grande exemplo para o mundo
Com informações: portuguese.people.com.cn / Uol / Estadão