Bolsa de Nova York terá 1ª mulher no seu comando
Pela primeira vez em 226 anos, na história do mercado Wall Street, uma mulher assume a Bolsa de Valores de Nova York (Nyse, na sigla em inglês), a mais famosa do mundo. Stacey Cunningham, de 43 anos, era diretora de Operações da bolsa de Valores de Nova York e assume o comando da bolsa de Nova York no lugar de Tom Farley, que está deixando a empresa.
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (21) pela Nyse. Com isso, duas das três mais importantes Bolsas de Valores americanas será comandada por mulheres. Adena Friedman já é a presidente da Nasdaq, que reúne ações de alta tecnologia, desde o ano passado.
67ª presidente na história da instituição
Stacey Cunningham é formada em engenharia industrial pela Universidade de Lehigh, na Pensilvânia.
Cunningham trabalhou pela primeira vez na Nyse em 1994, como operadora no pregão da Bolsa. Já entre os anos de 1996 e 2005, ela foi analista do Bank of America Specialist para a Nyse. Depois, se tornou executiva da Nasdaq e, em 2012, retornou para a Nyse, onde se tornou diretora de Operações em 2015.
Ela se torna a 67ª presidente na história da instituição. A nomeação chega um ano e meio depois de Aden Friedman ter assumido também como primeira CEO da bolsa de Nasdaq. Com a nomeação de Stacey, as duas das bolsas mais importantes do mundo serão lideradas por mulheres.
Bolsa de valores
A Bolsa de Valores de Nova York, com sede em Wall Street, foi criada em 1972 e faz parte da Intercontinental Exchange, uma empresa americana. Entre 2002 e 2008 a instituição já teve uma mulher no cargo de presidente, Catherine Kinney, mas a presidência era compartilhada com um executivo. Stacey Cunningham será a primeira mulher no comando da NYSE.
Com informações: Jornal do Brasil