Hoje: esqueça um livro e espalhe conhecimento
Uma intervenção urbana muito simples. Uma maneira de voltar os olhares para a leitura. Hoje é o Dia de Esquecer Livros, espalhando o conhecimento.
A ideia é a seguinte: deixe um livro no restaurante, no ponto de ônibus, dentro do metrô, no banco, no táxi, rodoviária, em uma repartição pública, onde quer que vá. A escolha do local é livre.
Coloque um bilhete explicando sobre a campanha, e o presente que acabou de ganhar.
Modelo de bilhetinho:
Ei, você que achou este livro! Agora ele é SEU!
________
“A leitura engrandece a alma.”
-Voltaire
________
Esqueça Um Livro
Felipe Brandão, percebeu que a estante de sua casa estava novamente cheia de títulos já lidos. Ao invés de comprar outro móvel para acumular mais livros, vender as edições em um sebo ou negociá-las em um site de trocas, optou pelo desapego, abandonando os livros pela cidade. Nasceu assim o projeto “Esqueça um Livro”.
O projeto consiste em incentivar a leitura esquecendo livros em lugares públicos. “Basta esquecer o livro, escrever um recadinho para que a pessoa que encontrar entenda o projeto e, com essa pequena atitude, espalhar conhecimento por aí”, detalha.
Em 25 de janeiro de 2016, houve a primeira edição do “Esquecer Livros” e foi um sucesso!
“Sempre fui apaixonado pelo BookCrossing – que é este conceito de esquecer um livro para alguém. A ideia surgiu nos EUA e logo se espalhou pelo mundo. Essa vontade de fazer algo parecido sempre esteve presente. Fiz alguns “esquecimentos” há alguns anos, mas o projeto mesmo aconteceu quando resolvi criar a página no Facebook, no ano passado, e contar minha experiência. Quando criei a página no Facebook minha ideia original era contar minha experiência com BookCrossing e conseguir adeptos. De repente o projeto foi crescendo, ganhando forma e se espalhando. Estou extremamente feliz com os resultados, ouvindo histórias de pessoas que se sentem impactadas com o “Esqueça um livro“.
Este ano Felipe Brandão decidiu que no dia 25 de maio, aniversário dele, o presente ideal seria que as pessoas compartilhassem com a campanha “Esqueça um Livro“.
O Conexão Boas Notícias une-se aos voluntários da Campanha Esquecer Livros no dia 25 de maio.
Não é só na internet que se compartilha o conhecimento. O Livro tem uma simbologia maior, com cheiro, textura e padrões de letras.
Eu te proponho: esqueça um livro, dois livros… Quantos você decidir doar. O lugar fica a seu critério. Participe e incentive outras pessoas a participarem.
Compartilhe esta postagem com os seus contatos. Afinal, hoje é um dia para esquecer: um livro, dois livros… Livros!
Com informações: Glamou Brasil / Pagina Esqueça um Livro – Facebook
Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias
Oi,Felipe,
Iniciei essa ação no Hospital em que trabalho e foi o maior sucesso!A reação das pessoas ao encontarem o livro é incrível!Dia 25 próximo realizarei outra ação com mais livros espalhados pelo Hospital!Vamos continuar com essa corrente, pois ler é o maior barato!