Cozinha criativa: um estímulo aos cinco sentidos

Inovação nos aromas e sabores. Cozinha criativa: no visual, a apresentação dos pratos é o que chama a atenção.

Uma cozinha que o nome em si já o diz: “criativa”. A cozinha criativa prova e estimula os cinco sentidos, sem exceções. Mas afinal qual é o segredo?

Muito simples: as fusões, os ingredientes, menor cozimento e toques diferentes na apresentação do prato. Se é que podemos chamar tudo isto de segredo. Que tal uma pitada de boa disposição e jeito para criar coisas, inovar e essencialmente gostar de cozinhar?

Haja criatividade!

Cozinha criativa: Uma receita divertida: pintinho no ovo. Foto: Reprodução

Preparação

Mãos à obra: a cozinha criativa propõe o uso de ingredientes mais refinados e um menor cozimento de legumes. Os molhos pesados e verduras cozidas perdem espaço para as fusões e misturas. E no final, aquele toque especial na apresentação do prato.

Essencialmente a apresentação do prato é uma forma de cativar o cliente. Aquele olho mágico que desperta a vontade de degustar. A primeira impressão é a que fica!

Na cozinha criativa tudo que envolve o olhar, a curiosidade e a atenção é bem pensado, tudo aquilo que não é dado atenção anterior é evidenciado.

O paladar saboroso e apetitoso é por demais importante para a gastronomia criativa. A apresentação do prato, atrai e agrada na hora da degustação.

Novos pratos

D.MZ Cozinha Criativa, Porto Alegre – RS – Brasil

Outro detalhe da cozinha criativa é a oportunidade de pesquisar e experimentar receitas e criar novos pratos.

A experimentação se faz necessária por parte dos responsáveis que pretendam adentrar a esta cozinha. Um trabalho de pesquisa e experimentação chegam a resultados surpreendentes.

Misturas e sabores, várias formas de texturas e temperos são importantes ser experimentados, e bem experimentados, para saber qual a melhor combinação de um prato.

O propósito da cozinha criativa é encontrar tudo aquilo que almeja em um prato.

Muito mais que uma cozinha

Foto: Reprodução

Técnicas

A cozinha criativa tem suas próprias técnicas que são bastante eficazes e padronizadas. Exemplificando: a desconstrução dos pratos. O processo envolve a separação dos ingredientes que compõem o prato para remontá-lo novamente de maneira diferente do clássico. 

O contraste é também importante na cozinha criativa, por exemplo: apresentar um prato doce como salgado ou vice-versa. 

Na cozinha criativa o cozinhar a vácuo é uma forma bastante utilizada, é o procedimento de preparar a comida com um cozimento de baixa pressão, desse modo, o tempo de cozimento deve ser reduzido e os alimentos precisam manter seus nutrientes, sua cor e textura.

Cozinha Brasil: criatividade e multiplicidade

E por falar em nutrientes, o Programa Sesi Cuide-se + alimentação Saudável, através do Cozinha Brasil visa à promoção de uma alimentação saudável por meio da Educação Alimentar e Nutricional. O Conexão Boas Notícias garimpou uma receita bastante simples e criativa. Confira! 

Sardinhas com virado de couve. Bom apetite!

Foto: Reprodução

Dica:

A sardinha, fresca ou em lata, é rica em ômega-3, uma gordura do bem que ajuda o nosso sistema cardiovascular a trabalhar melhor. Além disso, é riquíssima em cálcio, podendo possuir, em 100g, mais cálcio do que 1 copo (200ml) de leite. 

Rendimento:

6 porções
Tempo de Preparo: 1h30 minutos
Valor calórico por porção: 278 Kcal

Ingredientes:

500g de sardinha fresca e limpa
1 limão
3 dentes de alho picado
Sal a gosto
4 colheres (sopa) de cebola picada
2 colheres (sopa) de óleo
2 xícaras (chá) de talos de couve picados
1/2  xícara (chá) de água
1 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de milho
1/2 xícara (chá) de tomate picado 
2 colheres (sopa) cheiro-verde picado
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (sopa) de vinagre
1/4 xícara (chá) de azeitonas pretas
1 ovo cozido

Modo de preparo:

Tempere a sardinha com o limão, 1 dente de alho e sal. Doure 2 colheres de cebola com 2 dentes de alho no óleo, junte os talos de couve e cozinhe com a água até ficar macio. Acrescente a farinha de milho e misture bem. Verifique o sal. Em um refratário, coloque esse virado, disponha as sardinhas, cubra com papel alumínio e leve ao forno para cozinhar. Misture o tomate com 2 colheres de cebola, o cheiro-verde, o azeite, o vinagre e verifique o sal. Reserve. Quando a sardinha estiver cozida, retire do forno, espalhe o vinagrete e decore com as azeitonas e o ovo cozido. 

Veja mais alguns pratos da cozinha criativa brasileira: 

Prato criado por duas universitárias paraibanas.  Servido no Aí Cozinha Criativa, das chefs Izadora Evelin e Adriana Cook. Foto: Reprodução
Mini barreado (prato típico paranaense) de carne bovina cozida e desfiada, com banana da terra cozida. Foto: Reprodução

Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias

* Fã e adepta de uma cozinha simples e criativa. Aguarde novas publicações com dicas e combinações de ingredientes. Com generosas pitadas de experiência e prática no fazer delícias para amigos e família. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.