Boas notícias melhoram relacionamento entre casais, aponta pesquisa
A pressa, os horários, os compromissos, o trânsito. A rotina atropela a vida e o estresse dita o ritmo e o humor das pessoas. No telejornal, a dura realidade das cidades é reproduzida e redimensionada. Respirar é apenas um reflexo fisiológico. No meio do caos os relacionamentos desmancham-se no ar. Mas uma pesquisa norte-americana mostra que um ingrediente pode adoçar a existência dos casais: boas notícias. Elas fazem bem para a relação e a saúde.
A pesquisa foi realizada pela Universidade de Gonzaga com casais de militares em Oregon, nos Estados Unidos e apresentado na convenção anual da Sociedade de Psicologia Social e da Personalidade, de 2017. “O estudo contribui com uma grande literatura que mostra o quão importante é contar ao parceiro quando coisas boas acontecem”, revelou Sarah Arpin, psicóloga social que foi uma das líderes da investigação.
Segundo a pesquisadora, reagir positivamente às boas notícias também pode ajudar no relacionamento. Compartilhar as novidades é outro bom indicativo de apoio mútuo entre casais. “Quando você compartilha algo bom e o destinatário da informação está verdadeiramente feliz por você, e demonstra isso, a experiência e consequências são positivas para ambos”, explicou a psicóloga.
O sono é o mais beneficiado segundo o estudo. Foto: Folha Vitória
Para chegar a esse resultado os pesquisadores recrutaram 162 casais que viviam juntos por um período mínimo de seis meses. Entretanto, na realidade, a média de tempo que eles estavam juntos era de 12 anos. A conclusão da análise foi a de que parceiros que se apoiam e são compreensivos ajudam a reduzir a sensação de solidão e até a dificuldade para dormir.
A negatividade do sentido inverso
A pesquisa manda um recado para os casais. Foto: Huffington Post
Ir na direção contrária pode ter efeitos prejudiciais tanto para o indivíduo quanto para o relacionamento. “Quando alguém não se empolga com você, isso pode ter consequências negativas”, conta Sarah.
A falta de comunicação de boas notícias, ou o comportamento indiferente de um dos parceiros em não dar sinal de apoio e encorajamento é um alerta. Embora observada em um grupo específico, dentro de uma cultura e país com características particulares, o estudo tem aplicação universal e é uma mensagem dirigida para todos os casais do mundo.
Uma questão de saúde
O otimismo atrai boas notícias. Foto: Buketsari
Adicionar uma dose de boas notícias diárias no cardápio é essencial para a saúde. O efeito no corpo, na alma e na mente é a felicidade e a satisfação. Esse estado de espírito ajuda a viver mais, como aponto uma outra pesquisa, dessa vez da Universidade Autônoma de Madri que analisou o bem-estar e sua relação com a mortalidade.
O segredo dessa receita é rodear-se de pessoas otimistas e felizes. São elas as que, geralmente, compartilham notícias boas e até mesmo uma visão diferente das coisas.
Os dias agitados pedem um pouco mais de ocitocina, o “hormônio do amor”, liberada com os abraços, beijos e boas notícias.
Com informações: Delas IG / Society for Personality and Social Psychology / Aleteia