Olho d’Água: práticas de leituras invadem o espaço da Escola Manoel Procópio
Aprendizagem através da contação de histórias. O Projeto de incentivo à leitura e a escrita na Escola Manoel Procópio, Distrito de Socorro, Olho d’Água (PB) conseguiu atingir o seu propósito.
A Secretaria de educação do município e os professores se uniram em prol do projeto, cujo objetivo principal é fazer com que o aluno tenha mais interesse e prática na leitura e escrita, contribuindo para sua formação escolar.
O projeto “A Leitura Transforma o Mundo: o livro fala e a alma responde”, de autoria da professora Socorro Guimarães – foi apresentado recentemente e chamou a atenção pela ousadia e criatividade.
Logo na abertura, um cordel de boas-vindas à contadora de histórias Socorro Lacerda. Em seguida os alunos do 5° ano apresentaram a peça teatral “A Casa Sonolenta” de (Audrey Wood e Dom Wood) e logo depois a coreografia da música “sonhos pra quem quiser” (carrossel).
O projeto foi idealizado pela professora Maria Aparecida de Souza Carvalho ainda no ano de 2017, e neste ano a Secretária de Educação juntamente com os professores da Escola Manoel Procópio, decidiram reapresentar o projeto e para incrementar mais o aprendizado e o interesse dos alunos pela leitura, contaram com a presença e apresentações da contadora de histórias Socorro Lacerda que foi convidada pelo município para mostrar a importância da leitura aos alunos da escola.
Socorro Lacerda usando alguns livros e brinquedos, mostrou para os alunos, através de histórias como eles podem se impor em momentos da vida e como sobressair de certas dificuldades que muitas vezes parecem sem solução. A contadora de histórias falou sobre a importância de ler. “Cada livro lido se torna um aprendizado, e o que torna o aluno a ser mais inteligente é a curiosidade, pois é através dela que o aluno desenvolve seu aprendizado.”
A apresentação foi bastante prestigiada e acompanhada por autoridades da educação do município. O projeto mostrou uma nova forma de incentivo ao ensino pelos professores e aprendizagem dos alunos, e veio para somar forças para uma educação melhor e de qualidade.
Aprendizagem através da contação de histórias
Com informações: OlhoD’Água Notícias PB