Campina Grande: 28ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba
Começa nesta terça-feira (12) a 28ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba, em Campina Grande. Tema: “Diversidade Cultural”
O evento realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), segue até o dia 30 próximo.
Mais de 300 artesãos vão participar com trabalhos de diversas tipologias, a exemplo da madeira, fibra, metal, crochê e habilidades manuais.
De acordo com as informações, a abertura oficial do evento será às 19h, na Avenida Severino Bezerra Cabral, no antigo posto Brasília, bairro de Catolé, em Campina Grande (PB), com a presença do governador Ricardo Coutinho.
O Salão do Artesanato Paraíba tem o objetivo de aquecer a economia paraibana e valorizar a cultura popular, sendo ele realizado em duas edições, a primeira no mês de janeiro, em João Pessoa, e a segunda durante o mês de junho, em Campina Grande.
A entrada é gratuita. O salão estará aberto ao publico no período das 14h às 21h, com uma vasta programação cultural, oficinas e palestras.
Várias atrações da cultura regional vão animar a 28ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba. As atrações culturais do Salão do Artesanato são o resultado de uma parceria com a Vila Junina.
A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, destacou: “Os produtos do Salão do Artesanato da Paraíba são feitos de maneira muito genuína. Por isso, essas atrações culturais, que ficam por conta da Vila Junina, promovem esse diálogo, que não decepcionará o público que visitar os estandes dos nossos artesãos”.
Segundo a organização do Salão, outra novidade deste ano é o serviço de internet gratuita para o público visitante e internet exclusiva para os artesãos. Ao todo, participam do evento, de maneira direta, mais de 300 artesãos, envolvendo mais de 3,5 mil profissionais de cooperativas e associações espalhadas pelo Estado.
O secretário do Turismo e Desenvolvimento Econômico Zenildo Oliveira, informou que nesta edição está envolvida mais de 3,5 mil pessoas, contemplando diversas cooperativas e associações, e a expectativa é de que mais de 50 mil pessoas prestigiem o evento entre paraibanos e turistas, fazendo um montante em vendas de R$ 1.000.000,00 (hum milhão de reais), inclusive já considerando o tempo de realização, ou seja, 19 dias.
Identidade cultural dos paraibanos
O Programa de Artesanato da Paraíba desde a sua fundação vem cadastrando artesãos de todo o Estado da Paraíba, priorizando o artesanato de raiz, que traz uma identidade cultural do povo paraibano, com riqueza estética e cultural, ou seja, arte indígena; brinquedos populares; barro e cimento; metal; madeira; fibra; algodão colorido; fios (renda renascença, fuxico, bordado, crochê, batik, vagonite, capitone, macramê, patchwork, labirinto; couro; habilidade manuais; osso; pedra; tecelagem; gastronomia; xilogravura e cordel.
Atrações
De acordo com a programação, até o dia 30 de junho, quando o evento se encerrará, vão se apresentar na praça de alimentação da Vila Junina as seguintes atrações: Erika Marques e Banda; Fabiana Santos e Banda; Janício Pereira e Banda; Chagas Fernandes; Dilsinho Medeiros; Gitana Pimentel e Banda; Forró Universitário; Trio Pegada Mansa; Polyana Rezende; Alberto Bakana; Forró Sensação; Felipe Alcântara; Maria Marruá; além do Trio Triângulo de Ouro, que se apresentará todos os dias do evento.
O horário de apresentação é das 18h às 21h, de segunda a sexta-feira; e das 15h às 21h aos sábados, domingos e feriados. Já o Salão do Artesanato fica aberto ao público das 14h às 21h, com entrada gratuita.
O endereço do evento é a Avenida Brasília (Severino Bezerra Cabral), vizinho a Hyundai Caoa, no bairro de José Pinheiro, Campina Grande.
Com informações: Secom-PB