Primeira Mostra Cultural da Academia de Cordel do Vale do Paraíba
O Centro Cultural Ariano Suassuna realizou na noite deste sábado (6) a Primeira Mostra Cultural da Academia de Cordel do Vale do Paraíba.
O evento com entrada gratuita teve início às 18h, na abertura o psicólogo Pedro Fernandes de Araújo, lançou seu livro de estreia na literatura, “Bisaco de Poesia”, em seguida discursos, sarau, performances teatrais, música, cordel, repente, exposições, entrega do Troféu Zé da Luz e da Comenda Jemima Marques a artistas e produtores culturais.
Foram expostas obras do artista hispano-brasileiro Otto Cavalcanti e do paraibano autodidata Thiago Alves.
Foi uma noite de homenagens e reverências. A Academia de Cordel do Vale do Paraíba concedeu o Troféu Zé da Luz a atriz e carnavalesca Ednamay Cirilo, ao compositor Roberto Cajá e, em memória, a brincante D. Nair, da cidade de Pilar.
A Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba entregou o Prêmio Jemima Marques ao poeta Lau Siqueira, ao editor David Fernandes, ao Grupo Atitude, de Caiçara, e para as bibliotecárias Marília Mesquita e Jovirene Pereira.
O teatro também entrou em cena com as performances da contadora de histórias e fundadora da Cia. Forrobodó de Teatro & Cultura Popular, Aline Alencar, em apresentação solo, e da professora e atriz Claudete Gomes, com seus alunos da Escola Técnica de Mangabeira.
As obras poéticas ganharam voz, gestos e expressão no Sarau Lunar.
A atriz paraibana Zezita Matos abriu a série de declamações e foi acompanhada pelos escritores Chico Mulungu, Dija Darkdija, Fábio Mozart, Hermano Almeida, Jairo Cézar, Letícia Palmeiras, Linaldo Guedes, Lorena Alysson, Marconi Araújo, do artista Rodrigues Lima e dos autores Sander Brown, Sander Lee e Thiago Alves.
A música do cantador Roberto Cajá abrilhantou o cenário musical do evento.
A I Mostra Cultural foi promovida pelo Centro Cultural Ariano Suassuna e a Academia de Cordel do Vale do Paraíba (ACVPB), em parceria com a Associação Profissional de Bibliotecários da Paraíba (APB/PB), a Editora Penalux e o Sarau Lunar.
O evento foi realizado no Auditório Celso Furtado, do Centro Cultural Ariano Suassuna, complexo do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE/PB), localizado na Rua Professor Geraldo Von Sohsten, nº 147, no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa (PB).
O Centro Cultural recebeu o nome de Ariano Suassuna, idealizador do Movimento Armorial, uma iniciativa artística com o objetivo de criar uma arte erudita a partir de elementos da cultura popular do Nordeste do Brasil.
Com informações: ACVPB / G1