Mulher saudita dirige carro de Fórmula 1 no GP da França
Aseel Al-Hamad dirigiu um carro da Fórmula 1 em circuito do Grand Prix da França, na frente de uma multidão, marcando o dia em que as mulheres sauditas estão oficialmente permitidas a dirigir após séculos de proibição.
De acordo com a agência de notícias Reuters, Al-Hamad é o primeiro membro feminino da Federação de Automobilismo da Arábia Saudita e da Comissão de Mulheres em Automobilismo, criada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).
_______
“Acredito que hoje não estamos apenas celebrando a nova era das mulheres começando a dirigir, mas também o nascimento de mulheres no automobilismo na Arábia Saudita.”
– Al-Hamad
Michele Mouton, ex-piloto de rali e presidente da comissão da FIA, disse em comunicado que espera que o exemplo de Al-Hamad ajude a preparar o caminho para que mais mulheres sauditas se envolvam.
“Eu sempre gostei de automobilismo e dirigir um Formula 1 vai muito além das minhas expectativas”, disse Al-Hamad.
“Eu espero que o fato de eu ter pilotado no dia em que a proibição de mulheres dirigirem na Arábia Saudita foi revogada mostre a elas o que é possível fazer quando se tem paixão e espírito sonhador”, comentou Aseel Al-Hamad.
Fim da proibição
No ultimo domingo (24), foi encerrada a última proibição do mundo a mulheres motoristas.
A medida, ordenada em setembro passado pelo rei Salman, faz parte das amplas reformas promovidas por seu filho, o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, em uma tentativa de transformar a economia do maior exportador de petróleo do mundo e abrir sua sociedade conservadora aos padrões ocidentais.
Com informações: Reuters