Peculiaridades da Rússia: 6 coisas que você não sabia sobre o país da Copa
Copa do mundo: verde, amarelo, azul e branco, as cores da bandeira do Brasil. Tons que também dão vida e beleza aos parques nacionais russos. O verde das florestas emolduram os lagos azuis degelo. O outono traz a presença do amarelo nas árvores. O branco da neve figura em muitos lugares. Esplêndido!
A Rússia tem muitas peculiaridades. Confira algumas:
Parques nacionais
A Rússia é considerada a maior nação do mundo, porém a sua riqueza natural não é proporcional à sua extensão. É tanto que isso não se reflete em sua rede de parques nacionais. O país conta com apenas 48 unidades, sendo 8 delas na Sibéria. Losiny Ostrov é o mais antigo, com 38 anos.
Se compararmos ao Brasil, que tem 74 parques nacionais (sem contar os estaduais e municipais), nosso país está muito bem representado no item parques nacionais.
O pioneiro da Terra Brasilis: o Parque Nacional do Itatiaia, na serra da Mantiqueira, entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais. Foi criado em 14 de junho de 1937. Completou 81 anos.
O Parque Nacional Beringia
É o maior nas terras de Putin, tem 30.530 km² e também mantém o título de maior da Europa. Em se tratando do Brasil, o nosso campeão em área, o Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, com 38.651 km², quase a área da Suíça no meio da Amazônia. Ou seja, o Brasil vence na categoria tamanho.
Prielbrusye
O pico mais alto da Europa também está dentro de um parque nacional russo, Prielbrusye. O local atrai montanhistas do mundo inteiro, que visitam o Monte Elbrus, sétimo maior pico do mundo com 5.642 metros de altitude. Nesse quesito o Brasil não conta com um pico com tamanha altura.
Parque Nacional Russky Sever
Para ser mais específico 3 mil anos. Espiritualidade e natureza se encontram no Parque Nacional Russky Sever. O local é atrativo há bastante tempo. Ali, vivem antigas comunidades de monges. Na região do Rio Modlona, há evidências de um assentamento datado do milênio 3 a.C.
Ártico Russo
Localizado no arquipélago Novaya Zemlya, é o parque nacional mais isolado do país. Só é possível chegar lá por um passeio de cruzeiro. A viagem, no entanto, vale a pena para ver a desenvoltura de animais como ursos polares, morsas e focas.
Espécies raras
O Parque Nacional Onezhskoye Pomorye, localizado na costa do Mar Branco é o único lugar na Europa onde se pode observar florestas de taiga, um ecossistema de árvores coníferas, também chamadas de floresta boreal, que se estendem até a beira do mar.
Os parques russos também abrigam espécies raras como o bisão, o tigre-siberiano e o leopardo-de-amur.
Dá para ver que, além de futebol, o país da Copa também tem uma natureza pra lá de interessante.
Para conhecê-la, é preciso se preparar com antecedência: todos os parques nacionais exigem a apresentação de uma permissão que pode ser comprada nos centros de visitantes (os contatos estão disponíveis nos sites de cada parque).
Saiba mais em http://russia.com/activity/national-parks-russia/.
Mas, se não der para ir até estes maravilhosos parques, que tal começar explorando a beleza dos parques brasileiros?
Com informações: Huffpost Brasil
Texto livremente atualizado, adaptado e reescrito por Josy Gomes Murta, da Redação do Conexão Boas Notícias