Conde: Festival Sabores e Saberes 2018
Aberto oficialmente o Festival Sabores e Saberes 2018, na Praça de Jacumã, conhecida como Praça do Mar, no município do Conde – Região Metropolitana de João Pessoa.
O Festival tem o propósito de consolidar o município do Conde como um Polo de Referência da Gastronomia paraibana, qualificando a mão de obra local, promovendo e valorizando a agricultura familiar e a cultura da região, fortalecendo o turismo e a economia da Costa do Conde.
O lançamento aconteceu na última terça-feira (3) no Sitio Santos – um dos restaurantes participantes.
O evento foi aberto oficialmente ontem (6) e segue até o próximo dia 15 de julho. Participam do Festival 14 estabelecimentos, entre pousadas e restaurantes.
Participantes
Beach Hotel; A Creperia; O Púkaro; Tropicália Bistrô; Carpe Diem Restaurante; Turek Grelhados Bar; Brasilândia; Dani Tapioca; Pousada e restaurante Sítio dos Santos; Dos Sabores; Escape Bebel; Matusuri Restaurante; Parada Jacumã; Sonho Gelado.
Durante o período do Festival esses estabelecimentos comercializarão pratos com preços promocionais, preparados especialmente para o evento.
Inhame: estrela do Festival
O principal foco desta 5ª edição do festival é o inhame. Também conhecido por taro, inhame-branco, taioba-de-são-tomé e cará.
É um tubérculo nutritivo muito popular e amplamente consumido no mundo. Cultivado desde 50.000 a.C. na África e na Ásia, hoje é um alimento básico em muitos países da América do Sul, África, nas ilhas do Pacífico e nas Índias Ocidentais.
No Brasil os maiores produtores de inhame são os estados da Paraíba e Pernambuco. As variedades cultivadas na Paraíba são inhame Costa e Cará São Tomé. O município paraibano do Conde é um grande produtor de inhame.
Clientes ocultos
De acordo com a organização do Festival Sabores e Saberes, será realizado um concurso no qual os restaurantes serão avaliados por chefes de cozinha, disfarçados de turistas, que serão “clientes ocultos”. A partir da visita e degustação dos pratos, os profissionais vão avaliar o negócio considerando o atendimento, o ambiente e os sabores.
O gerente da Agência Sul do Sebrae Paraíba, Cláudio Soares, informou que além de qualificar a mão de obra, no processo foi valorizado o estímulo ao consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar, forte na região.
Durante o 5º Festival o turista e visitante, terá uma programação especial na Praça Central de Jacumã com Feira de Artesanato e Cultura Alimentar, apresentações culturais e shows.
O Festival é realizado pela Associação Comercial das Indústrias do Conde (Acic), em parceria com o Sebrae Paraíba, a Prefeitura Municipal do Conde, o Governo do Estado, Federação do Comércio de Bens e de Serviços do Estado da Paraíba, (Fecomércio/PB) e diversos empreendimentos.
Com informações: Assessoria / Ecycle