Ecologia e sustentabilidade: “Passatempos Ecológicos do Lucas”
Educação ambiental de uma forma leve e divertida. O livro infantil “Passatempos Ecológicos do Lucas”, do cartunista Léo Valença é voltado para o público infantil e professores.
Uma dica de leitura sustentável para as crianças. O livro usa o recurso lúdico para despertar a consciência ambiental do público infantil.
_______
“Considero relevante quando vários artistas se unem em prol de uma questão tão importante como essa.”
_________
Apoio educacional à conscientização ecológica das crianças. “Passatempos Ecológicos do Lucas” além de ensinar ecologia às crianças, também difunde a sustentabilidade na hora da compra do livro. Ele só é impresso depois da venda, ou seja, você encomenda seu livro pelo site da editora, e só depois disso ele é impresso. Com isso, nada de estoques parados nem de desperdício de papel. Dessa forma, a impressão sob demanda usa os recursos naturais de forma racional e inteligente, contribuindo para garantir a médio e longo prazo um planeta melhor.
_______
“É a economia aliada à praticidade e à consciência ecológica.”
________
O livro propõe difundir os conhecimentos socioambientais no contexto escolar, através de textos com uma linguagem simples e didática, ilustrações e passatempos, de forma lúdica e descontraída.
“Acredito que a melhor maneira de educar é através de uma experiência atrativa e prazerosa, ou seja, com base nos conceitos de edutainment, que quer dizer educação+entretenimento. O edutainment é a combinação da educação a partir do entretenimento, usando-se normalmente o ambiente lúdico para estimular a aprendizagem”, destaca Léo.
“Pensando na construção de uma comunidade global sustentável, surgiu a ideia de criar o personagem Lucas que trouxesse a importância da sensibilização e da reeducação, começando por nossas crianças”, enfatiza o autor.
Lucas é um duende ecológico que ama e protege as plantas e os animais, sempre ajudando a mantê-los saudáveis e felizes. Ele é um defensor da natureza, com um jeito irreverente, perspicaz e com ações totalmente voltadas para a ética, a consciência ecológica e a sustentabilidade. Lucas busca sensibilizar as crianças e jovens para que adotem atitudes corretas em relação às questões do meio ambiente, da sustentabilidade e uma vida mais saudável.
Este é o segundo livro do personagem título pois, em 2012, o autor e cartunista Léo Valença lançou o “Almanaque Ecológico do Lucas”.
Sustentabilidade
Assim como o primeiro, o livro “Passatempos Ecológicos do Lucas” chama a atenção da sustentabilidade de nosso planeta de uma maneira divertida e interessante. O livro incentiva práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental através de jogos educativos como caça-palavras, testes, cartuns, quadrinhos, curiosidades e muitas brincadeiras ecológicas.
Para conhecer mais sobre o livro, acesse o site da editora no link abaixo:
http://podeditora.com.br/produto/passatempos-ecologicos-do-lucas/
O autor
Leonardo Valença Fernandes é conhecido por Léo Valença. Nasceu em 12 de agosto de 1974 no Rio de Janeiro.
Ilustrador e cartunista do Rio de Janeiro. Formado em Publicidade pela Escola Técnica de Comunicação. Fez cursos de desenho básico, cartum, quadrinhos e arte-final no Senac. Desde 2002, dedica-se a produção de cartuns na internet.
No ano de 2006, participou da mostra ARTE PELA PAZ promovido pelo Estúdio de Arte HQ, no qual recebeu o 1º lugar na votação on line.
Participou ainda, do concurso em homenagem ao desenhista Hermes Tadeu em 2007 e 2008, no qual recebeu o 1º lugar através da votação livre dos internautas.
Em 2009, recebeu Menção Honrosa na categoria charge no 2º Festival Internacional de Menções Honrosas para Cartunistas.
Desenvolveu o projeto de um livro intitulado Aquecimento Global em cartuns, em parceria com o portal Brazil Cartoon, que contou com a participação de 25 cartunistas de vários recantos do Brasil. O livro foi publicado em outubro de 2010 pela editora PoD, Print On Demand, ou seja, o livro só é impresso por encomenda, depois que você pede o seu, para evitar desperdício de papel.
Em 2012, durante a Rio+20, foi curador da Mostra de Cartuns do Green Nation Festival. Neste evento, ele recebeu ainda, o Prêmio de Melhor Cartum pelo Júri Popular.
Em novembro do mesmo ano, lançou o Almanaque Ecológico do Lucas também pela editora PoD. Apresentado pelo personagem Lucas, o duende ecológico, o almanaque apresenta textos com uma linguagem simples e didática, ilustrações e passatempos que incentivam práticas que conscientizam sobre a importância da preservação ambiental.
Em 2014, lançou em junho um site dedicado ao seu personagem ecológico, o duende Lucas. O endereço é www.duendelucas.com.br.
Em 2016, participou da Mostra Competitiva da terceira edição do Green Nation Festival no Museu do Amanhã e no Pier Mauá. Ganhou na categoria cartum pelos júris oficial e popular.
Em janeiro de 2017, lançou o segundo livro do duende Lucas intitulado Passatempos Ecológicos do Lucas.
Léo Valença com a sua arte chama a atenção para a educação ambiental. “Precisamos colocar a matéria “Consciência Ecológica” em todas as escolas desde o ensino fundamental. Todo mundo tem que entender a importância da reciclagem, coleta seletiva, usinas de tratamento de lixo orgânico e de despoluição de água. Todo mundo tem que aprender a não jogar lixo na rua, não desperdiçar água, não desmatar, não construir em áreas de mananciais e beiras de morros e rios. Precisam também ser mais politizados e combativos pra lutarem contra governos que não querem cumprir tratados e protocolos internacionais pela defesa do meio ambiente“, conclui o autor.
Com informações: Léo Valença / Botequim Cultural
Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias