Viena: melhor cidade do mundo para se viver
A capital da Áustria, foi eleita a melhor cidade para se viver do mundo pela consultoria Economist Intelligence Unit (EIU). Melbourne, na Austrália carregava o título há sete anos.
A cidade obteve 99,1 pontos numa uma escala de 100 no ranking anual divulgado nesta segunda-feira (13/08) pela consultoria, que pertence ao Economist Group do qual também faz parte a revista The Economist.
Melbourne ficou em segundo lugar por uma diferença de apenas 0,7 ponto, com pontuação de 98,4. A cidade de Osaka, no Japão, ficou em terceiro lugar, com 97,7 pontos.
O ranking considera fatores como criminalidade, infraestrutura de transporte, acesso à educação e saúde, assim como estabilidade política e econômica.
De acordo com a consultoria, a qualidade de vida melhorou consideravelmente em Viena quanto em Melbourne, mas Viena se destacou na categoria estabilidade, o que a levou a ultrapassar Melbourne. Uma diminuição da ameaça de ataques terroristas na Europa ocidental e a baixa criminalidade da cidade ajudaram Viena a subir para o topo do ranking.
Viena e Melbourne tiveram pontuação máxima nas categorias saúde, educação e infraestrutura. Melbourne foi líder no segmento de cultura e meio ambiente, mas o melhor desempenho de Viena no que toca à estabilidade pesou mais no resultado final.
Viena é frequentemente campeã em um ranking da consultoria Mercer sobre qualidade de vida, mas é a primeira vez que fica em primeiro lugar na pesquisa da EIU, que adota o formato atual desde 2004.
A lista das dez cidades com melhor pontuação foi dominada por Canadá e Austrália, que conseguiram emplacar três cidades cada um nas dez primeiras posições. A Austrália se destacou com a cidade de Sydney, em quinto lugar, e Adelaide, em décimo, além de Melbourne. O Canadá marcou presença com Calgary, no quarto lugar, Vancouver, no sexto, e Toronto, que empatou no sétimo lugar com Tóquio, no Japão.
A única cidade europeia no top 10 além de Viena foi Copenhague, na nona posição.
Várias cidades no top 10 são de médio porte e com densidade populacional relativamente baixa. Viena, por exemplo, conta com transporte público barato e eficiente, além de ser repleta por espaços verdes e estar próxima de lagos e vinhedos.
Com informações: Uol