João Pessoa: Professores finlandeses participam do Seminário Gira Mundo Finlândia
Os professores da Rede Estadual de Ensino que participaram do intercâmbio Gira Mundo Finlândia 2017 estão sendo avaliados por seis professores finlandeses, durante o Seminário Gira Mundo Finlândia, que acontece no Centro de Formação de Educadores, em João Pessoa, a partir desta segunda-feira (20) até a próxima quarta-feira (22).
Para receber a certificação do curso feito na Finlândia, 51 professores que foram intercambistas desenvolveram seus trabalhos finais, os quais serão analisados pela banca de professores finlandeses. As capacitações foram nas universidades Häme University of Applied Sciences (HAMK) e Tampere Universisty of Applied Sciences (TAMK).
Na solenidade de abertura do seminário, também foi lançado o edital do Processo Simplificado de Inscrição interna de professores e outros profissionais da Secretaria de Estado da Educação com 800 vagas para os cursos de Aperfeiçoamento Profissional e de Língua Inglesa. Para os alunos da rede estadual será ofertado o curso de Língua Inglesa, no âmbito das atividades da Rede de Formação e Colaboração Gira Paraíba.
Em 2018, foram ofertadas 80 vagas para o Gira Mundo Finlândia e 20 vagas para Israel. Em 2016 e 2017 foram 75 professores, o que totalizará 155 professores até o fim de 2018, um investimento de cerca de R$ 6,5 milhões.
“A Finlândia tem sido um grande parceiro na área da educação. Essa conexão deu mais estímulo, qualidade e fortaleceu a política pública de educação na Paraíba. Espero que este curso que lançamos hoje tenha uma boa participação e contamine positivamente a Rede Estadual de Ensino com amplos conhecimentos, novas e boas ideias”, disse o governador Ricardo Coutinho, durante a solenidade de abertura do seminário.
Metodologia ativa
O secretário da Educação, Aléssio Trindade, explicou que os professores envolvidos na edição Finlândia estão fazendo suas apresentações para a banca finlandesa e na próxima quarta-feira serão diplomados. “Eles voltaram para a Paraíba com projetos muito bons e que foram inseridos no ambiente escolar e na sociedade. Os professores praticam a metodologia ativa, focados no modelo educacional centrado no protagonismo do aluno”, frisou.
Cooperação
Para a reitora da Universidade Hamk, Seija Mahlamaki-Kultanen, o Gira Mundo Finlândia significa uma relevante cooperação entre as duas localidades, formando uma rede com possibilidades educacionais que promovem mudanças pessoais e profissionais. “Os professores que fizeram intercâmbios nas nossas universidades na Finlândia receberão certificados válidos na União Europeia e que servem como créditos universitários. Os projetos desenvolvidos pelos professores se mostram muito importantes, buscando o benefício dos alunos e da comunidade”, informou.
Inclusão
A professora de Inglês, Cristiane de Albuquerque, atua na Escola Técnica de Bayeux e contou que o Gira Mundo Finlândia foi um marco em sua vida. Ela desenvolveu um projeto com o objetivo de incluir o público da terceira idade no mundo cibernético. “Apresentei um projeto de inclusão que visa ensinar as ferramentas do mundo digital aos idosos. O nosso intuito é que a ação seja contínua, porque a tecnologia está sempre se renovando e os idosos precisam estar conectados neste mundo digital”, falou.
Com informações: Secom-PB