Para votar rápido neste domingo: a ‘cola eleitoral’ e outras dicas
Eleições 2018. Neste domingo (7), mais de 147 milhões de brasileiros irão ir às urnas para escolher seus representantes pelos próximos 4 anos.
O grande número de candidatos que deverão ser escolhidos para diferentes cargos no primeiro turno das eleições 2018 (6 no total) pode deixar no momento da votação alguns eleitores com dificuldade de votar.
Dicas:
— Para ajudar na hora de votar, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)) disponibilizou em seu site um documento para impressão chamado de “cola eleitoral”.
De acordo com o site do TSE, ao imprimir a “cola” e preencher os números dos candidatos a deputado federal, deputado estadual (ou distrital), senador 1ª vaga, senador 2ª vaga, governador e presidente, o eleitor tornará o processo mais ágil e, consequentemente, ajudará a diminuir as filas nas seções.
— Não há mais a obrigatoriedade de apresentar o título de eleitor na hora do voto, como em tempos passados. Basta ter em mãos um documento de identificação com foto (CNH, carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira profissional ou passaporte).
— Se você ainda não preparou a sua cola eleitoral, e quer votar com rapidez no domingo, pode entrar no site do TSE e praticar (com números fictícios) com a ajuda de um simulador da urna eletrônica. Basta clicar AQUI.
— Não perca a hora. Em todo o país a votação será realizada das 8h às 17h. Não será permitido ter acesso às seções eleitorais antes ou depois do período estabelecido.
— Antes de sair de casa, confira seus documentos.
Ordem de votação
Tendo em mãos os números do seu candidato em um pedaço de papel, ou através da impressão da “cola eleitoral” – preste bem atenção à ordem da escolha dos candidatos na urna.
Em 2018, a votação seguirá esta ordem:
1 – Deputado federal (4 números)
2 – Deputado estadual ou distrital (5 números)
3 – Senador 1ª vaga (3 números)
4 – Senador 2ª vaga (3 números)
5 – Governador (2 números)
6 – Presidente (2 números)
Após fazer a sua escolha, aperte o botão verde da urna – Confirma. Se por um acaso, não confirmar, o seu voto não será computado.
Atenção!
Não faça selfie na urna.
O TSE adverte que é proibido usar qualquer equipamento eletrônico na hora do voto (aparelhos celulares, tablets, máquinas fotográficas, rádio comunicador etc). Portanto, nada de tentar fazer uma selfie ou registro para as redes sociais.
Bom voto!
Com informações: TSE