Amsterdã: Abrigo de refugiados transformado por artistas numa comunidade de cores

Uma prisão transformada em espaço acolhedor. Como isto foi possível? Com tintas. Artistas usaram a sua criatividade de uma forma espetacular e transformaram um abrigo de refugiados de Amsterdã numa comunidade repleta de cores, através do Projeto Amsterdam

O início 

Tudo começou logo após a crise dos refugiados no início da década, quando a nação holandesa estava lutando para encontrar uma habitação sustentável para o fluxo de imigrantes. Com a diminuição das taxas de criminalidade na Holanda, mais e mais prisões foram fechadas. 

Quando a prisão de Bijlmerbajes, em Amsterdã – foi fechada, mais de 600 refugiados ​​receberam camas, refeições e abrigo aconchegantes dentro das instalações até receberem cidadania e se acostumaram à sociedade com empregos e moradia próprios. Porém, o local era sombrio.

A inspiração veio da pintura de Favela, um projeto holandês empreendedor em uma favela no Rio de Janeiro, Brasil, no ano de 2013. 

Dois artistas holandeses transformaram a favela de Santa Marta, no Rio de Janeiro. Baldes de tinta de néon brilhante transformaram o lugar. Foto: Reprodução

“Você pode se lembrar desse dinâmico duo holandês de um projeto que eles empreenderam em uma favela no Rio em 2013. Eles cobriram centenas de barracos e lojas em uma encosta com um arco-íris de cores neon, colocando jovens locais para trabalhar, alguns dos quais tinham sido drogados, concessionários antes de aprender a nova habilidade de pintura.”  (1/11/2013/CNN)

Projeto Amsterdam

Os mesmos artistas da  Favela Painting lançaram o Projeto Amsterdam. Eles convidaram os próprios refugiados a aprender a pintar a prisão em cores e desenhos geométricos. 

O projeto contribuiu para alegrar as frágeis fachadas das antigas prisões, animou a comunidade. Os migrantes tiveram a oportunidade de aprender as habilidades de design e pintura, e ao mesmo tempo de fazer novos amigos. E que amigos?! Cheios de disposição, boa vontade e movidos por atitudes nobres. 

_______

“A nobreza da alma mora nas atitudes.”
– Andréa Grabois

________

Veja o vídeo abaixo:



Abrigo de refugiados: uma brilhante comunidade de cores. Surpreendente!

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Quer saber mais sobre o Projeto Amsterdam? Clique AQUI.


Fotos: Amsterdam Painting Project 

Com informações: CNN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.