Fenômeno nas redes sociais: jovem escritor baiano ganha reconhecimento do mercado editorial
Gratidão e cafuné. Entre 2009 e 2010, o jornalista e escritor baiano Matheus Rocha começou a publicar os seus textos no perfil Neologismo na plataforma Tumblr, de blogs, para “desabafar sobre a vida”. Foi aí que tudo começou!
Matheus Rocha, nasceu em Feira de Santana (BA), radicado em São Paulo (SP). Ele recorda-se que tinha iniciado graduação na área de engenharia de alimentos, mas não gostava da ideia de continuar, nem da possibilidade de retornar ao cursinho pré-vestibular.
A quantidade de seguidores-leitores foi crescendo e os pedidos para publicar um livro também. “Eles queriam um produto físico, além de acompanhar na internet. E recebi o convite da editora Sextante”, conta.
Atualmente, o jovem tem três livros e 487 mil seguidores em seu perfil no Instagram. Integra um conjunto de autores baianos que vêm ganhando visibilidade nacional (milhares de seguidores-leitores) com literatura autoral produzida em plataformas de redes sociais, como Tumblr, Facebook e Instagram, e lançando livros por editoras de pequeno e grande porte. Alguns intitulam-se também como influenciadores digitais, por emitirem opinião sobre diversos temas que atravessam sentimentos, relações amorosas, política e valores.
_______
“Nunca escolhi ser escritor, acho que a escrita me escolheu. Só estava desabafando sobre assuntos que não conseguia falar com amigos e a minha família, e hoje já tenho livros”, conta Matheus
________
Matheus Rocha é autor de No meio do caminho tinha um amor (2016) e Pressa de ser feliz: crônicas de um ansioso (2018) e coautor de Muito amor por favor (2016). No Instagram expõe, em geral, textos curtos reflexivos e motivadores, além de sentimentos.
Para Mateus, os escritores em redes sociais online caracterizam-se pela abordagem de assuntos cotidianos “que os grandes autores do passado não conseguiram dar conta porque não viveram o momento atual”.
As publicações se inserem no intenso fluxo de informações que emerge nesses sites. A dimensão literária, de acordo com Matheus, interage constantemente com esse contexto contemporâneo.
“Isso significa se manter atual, mas não perder a poesia, que é a parte mais florida da escrita. E também temos um papel de informação. A gente acaba servindo de influenciador digital, porque não há como escapar disso tendo um perfil profissional (com milhares de seguidores) nas redes sociais. Porém a gente influencia através dos sentimentos”, diz.
_______
“Hoje eu só quero um open bar de cafuné” e “a vida fica mais leve quando a gente agradece mais do que pede.”
– Mateus Rocha
_________
Cá para nós e toda gente: Matheus Rocha é lido por celebridades como Bruna Marquezine, Padre Fábio de Melo e Marília Mendonça.
Foto imagem destacada: Talita Alencar | Divulgação
Com informações: A Tarde – Uol