Rishab Jain nomeado o melhor cientista jovem da América

Vencedor do desafio Jovem Cientista do Discovery Education 3M de 2018. Com apenas 13 anos de idade, Rishab Jain foi nomeado Next Top Young Scientist da América.

Rishab Jain recebeu o prêmio por criar um algoritmo que usava inteligência artificial para localizar e direcionar com precisão o pâncreas em tempo real durante a radioterapia de ressonância magnética de um paciente com câncer.

Desafio

O câncer de pâncreas é a terceira principal causa de mortes relacionadas ao câncer nos Estados Unidos. Um desafio inerente ao tratamento com radiação para o câncer de pâncreas reside em rastrear onde o próprio pâncreas está localizado em um determinado dia. Em primeiro lugar, é muitas vezes obscurecido pelo estômago ou outros órgãos próximos, o que dificulta a localização. Além disso, a respiração e outras alterações anatômicas podem fazer com que o pâncreas se mova na área abdominal. Como resultado, o tratamento de radioterapia pode atingir e impactar inadvertidamente as células saudáveis.

“No verão passado, fui visitar meu irmão em Boston e fiquei sabendo sobre algumas pesquisas sobre o câncer de pâncreas e como era um problema difícil de resolver. Eu aprendi sobre como a doença era mortal e como ela tinha uma taxa de sobrevivência tão baixa. Ao mesmo tempo, eu também estava aprendendo sobre inteligência artificial e me perguntei se poderia aplicar meus conhecimentos para resolver esse problema do mundo real. Também tive um amigo da família que morreu dessa doença ”, explica Rishab. 

Inovação

Rishab então desenvolveu e testou seu algoritmo usando imagens do sistema digestivo humano, e descobriu que ele poderia detectar corretamente o pâncreas com uma taxa de sucesso de 98,9%. A inovação visa melhorar a precisão, reduzir a invasividade e aumentar a eficiência durante o tratamento, resultando em melhor qualidade de vida e chance de sobrevivência entre os pacientes.

Foto: Reprodução

O adolescente frequenta a sétima série na Stoller Middle School em Portland, Oregon. Ele competiu ao lado de outros nove finalistas durante uma competição ao vivo no 3M Innovation Center, em St. Paul, Minnesota. Além de receber o prêmio Top Young Scientist, ele também recebeu um prêmio de US $ 25.000.

_______

“Meus olhos quase se encheram de lágrimas depois de ouvir o meu nome anunciado – fiquei impressionado ao receber o título.”

_________

 

Ele acrescentou: “No ano passado, tenho trabalhado nesse projeto e tenho trabalhado muito duro. É incrível ver o meu projeto e todos os desafios e diversão que tive ao longo do caminho”.



Imagem destacada: Discovery Education | Andy King

Com informações: GNN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.