Novo Arcebispo toma posse da Arquidiocese da Paraíba neste sábado
Dom Manoel Delson começa sua caminhada a frente da Arquidiocese da Paraíba neste sábado (20). Antes da data da posse o novo Arcebispo Metropolitano já cumpre uma agenda de apresentação a partir desta sexta-feira (19).
Em comitiva, às 14h, Dom Delson sai da cidade de Campina Grande, onde foi bispo, em direção a Riachão do Bacamarte. O lugar é a primeira cidade pertencente ao território da Arquidiocese da Paraíba. Lá será recebido pelo padre Dorgival e, na Igreja Matriz, pelo padre Severino.
Ainda na sexta-feira (19), o arcebispo eleito chega a João Pessoa para um evento de acolhida na Praça Dom Adauto, no Centro da capital, às 17h. Na ocasião fará a primeira entrada oficial no Palácio do Bispo. Após orações na Capela e de uma entrevista coletiva no Salão Nobre do Palácio do Bispo, se encontra com autoridades do governo estadual e municipal, além de representantes da sociedade civil.
A manhã do sábado começa na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro de João Pessoa, às 9h. Na Igreja será realizada a Posse Canônica de Dom Delson como o 7º Arcebispo Metropolitano da Paraíba. Dom Giovanni d’Aniello, representante do Papa Francisco, fará a celebração de posse.
Durante a tarde, às 16h30, a acolhida será exclusiva para os fiéis. A Arquidiocese prepara uma Missa de Acolhida no Ginásio de Esportes o Ronaldão, no bairro do Cristo. Devem estar presentes católicos de todas as cerca de cem paróquias do estado.
Nomeação
Dom Manoel Delson Pedreira da Cruz foi anunciado como novo arcebispo da Paraíba no dia 8 de março deste ano pelo Vaticano. Desde a renúncia de Dom Aldo di Cillo Pagotto, em julho de 2016, a Arquidiocese da Paraíba era comandada por Dom Genival Saraiva de França.
“O Papa Francisco me confiou a responsabilidade de cuidar desta porção do Povo de Deus e eu aceitei. Sei que o novo é sempre surpreendente! Os desafios que enfrentarei são grandes. Eles serão caminhos de crescimento pessoal e oportunidade de servir à Igreja, na tríplice dimensão de ensinar, santificar e apascentar os que estarão sob os meus cuidados”, disse Dom Delson através de carta quando nomeado.
Dom Delson
Manoel Delson Pedreira da Cruz nasceu em Biritinga, na Bahia, em 10 de julho de 1954. A formação do novo bispo é extensa.
Graduou-se em Filosofia, iniciou os estudos em Teologia no Seminário São Francisco de Assis em Nova Veneza (SP), concluídos no Instituto de Teologia da Universidade Católica de Salvador (BA).
É mestre em Ciência da Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Salesiana de Roma e graduado em Letras pela Universidade Católica de Salvador.
A ordenação como sacerdote ocorreu no dia 5 de julho de 1980, na Arquidiocese de Feira de Santana (BA). Na mesma arquidiocese, em 24 de setembro de 2006, recebeu sua ordenação episcopal.
Ainda em 2006 foi acolhido na diocese de Caicó no dia 8 de outubro, onde permaneceu até agosto de 2012. No mesmo ano recebeu a nomeação de bispo de Campina Grande.
Com informações: Assessoria / Portal Correio / G1PB