Uma simples solução para a poluição manteve 815 quilos de lixo fora da água

Kwinana, uma cidade australiana conduziu com sucesso uma solução simples para manter suas fontes de água livres de lixo e poluição de plástico. 

Em março, a cidade de aproximadamente 39 mil pessoas, ligou redes a dois grandes tubos de drenagem localizados em áreas residenciais. 

Com a água da chuva transportando pedaços de lixo para os canos de drenagem e para a Reserva Henley, a comunidade esperava que as redes ajudassem a pegar parte da ninhada antes que ela chegasse à reserva de vida selvagem.

As redes funcionaram de forma espetacular e conseguiram captar 815 libras (370 quilos) de lixo que de outra forma acabariam na água.

Nenhum animal ficou preso nas redes desde que foram instalados, e todos os resíduos biológicos que acabam sendo coletados com o lixo são levados para uma instalação de reciclagem que transforma as folhas soltas e os galhos em fertilizantes.

Uma opção econômica

As redes custam ao Kwinana pouco menos de US $ 20.000, o que inclui o custo de projeto, fabricação, instalação e obras civis associadas. Uma vez que os trabalhadores da cidade foram previamente obrigados a coletar o lixo espalhado pela reserva, a estratégia também se mostrou surpreendentemente econômica.

A prefeita de Kwinana, Carol Adams, declarou em um comunicado: “Depois de ver as redes em ação em outras áreas do governo local, a City determinou que a rede seja a opção mais econômica e segura em relação a outros métodos que podem ser até quatro vezes o custo por unidade e são estruturas seladas e submersas”.

A cidade fez um post no Facebook sobre o sucesso de sua iniciativa ambiental e, em dois dias, se tornou viral e alcançou mais de 2 milhões de pessoas em todo o mundo.

Sucesso

“O sucesso do post com mais de 27k compartilhamentos, 92k curtidas e 13k ama em apenas 48 horas de pessoas de todo o mundo, mostra como é importante para o governo em todos os níveis realmente começar a se concentrar em iniciativas ambientais e perceber que pequenas ações podem ter grandes impactos ”, disse a prefeita Adams.

Kwinana planeja reservar seu espaço no orçamento da cidade em 2019 para implementar mais dispositivos líquidos em toda a cidade. Eles também esperam que seus esforços baseados na comunidade inspirem outras comunidades ao redor do mundo a tomarem medidas semelhantes em nível de base.

Veja o vídeo



Foto: City of Kwinana

Com informações: GNN

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.