Universidade Johns Hopkins cria “Bolsa de Estudos Marielle Franco”
O Programa de Estudos Latino-Americanos (LASP) da Escola de Estudos Internacionais Avançados (SAIS) da Universidade Johns Hopkins, localizada em Baltimore, Estados Unidos, criou uma bolsa de estudos chamada Marielle Franco para pesquisas dedicadas à justiça social e aos direitos humanos na América Latina.
A iniciativa surgiu com o objetivo de homenagear o trabalho da ativista política, feminista e defensora dos direitos humanos, a brasileira Marielle Franco, vereadora filiada ao PSOL. A bolsa de estudos será concedida anualmente para apoiar estudantes comprometidos com o avanço da justiça social, igualdade e representação política mais ampla.
Critérios de elegibilidade
É preciso ser um aluno recém-licenciado, com foco em Estudos Latino-Americanos. Os alunos aprovados para a bolsa de estudos Marielle Franco serão avaliados por outros critérios da universidade.
Todos os solicitantes da bolsa de estudos Marielle Franco, para o SAIS, conforme seu desempenho com a justiça social, poderá ter sua bolsa renovável para o segundo ano, desde que o beneficiário mantenha uma média cumulativa de 3,4.
Marielle Franco e o motorista Anderson Pedro Gomes foram assassinados a tiros no Rio de Janeiro, no dia 14 de março de 2018, quando a vereadora voltava de um evento na Lapa. Oito meses depois, o caso continua sendo investigado e nenhum suspeito foi preso. Recentemente, a Anistia Internacional sugeriu a criação de uma comissão externa e independente para acompanhar as investigações.
Para mais informações, clique AQUI.
Com informações: Revista Forum / Universidade Hopkins