Natural Cotton Color: presença na Brasil Eco Fashion Week 2018
Por Sandra Vasconcelos
A principal semana de moda sustentável da América Latina aconteceu em São Paulo, atraiu 4000 visitantes e compradores internacionais. A marca Natural Cotton Color, com sede em João Pessoa (PB), apresentou 32 looks com base no algodão colorido orgânico da Paraíba.
A Natural Cotton Color – moda com algodão colorido orgânico da Paraíba – esteve entre as 17 marcas que desfilaram durante a Brasil Eco Fashion Week – BEFW. O evento que atraiu interessados em moda e engajados em causas socioambientais aconteceu de 15 a 17 de novembro, no Unibes Cultural, centro de criatividade da capital paulista.
Inovação e diversidade foi o tema desta segunda edição. De acordo com Fernanda Simon, idealizadora do evento junto com Rafael Morais, o tema reforça a ideia de uma moda inclusiva e agregadora.
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“A inovação, aliada da sustentabilidade, proporciona novas soluções para a moda – que está entre as indústrias mais poluidoras do mundo”, disse Morais
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O algodão colorido orgânico da Paraíba entrou definitivamente na line up da moda limpa e ecológica produzida no Brasil.
A cadeia produtiva do algodão colorido
O algodão cultivado na região do semiárido, tem pluma que já nasce colorida sem uso de aditivos ou corantes. Como a cultura não é irrigada, nem há etapa de tingimentos, a economia de água é de 87,5% comparada a produção de tecido de algodão comum, tingido pela indústria.
Para Francisca Vieira, CEO da Natural Cotton Color, o BEFW é o evento mais importante para a exposição da marca no Brasil. “É o momento de apresentar a cadeia produtiva e nossa proposta de moda”, diz. O arranjo produtivo é uma base coesa que foi pauta no painel sobre Sustentabilidade e Clima da Organização Mundial do Comercio (OMC), em outubro, em Genebra.
Uma moda produzida a partir da agricultura familiar, passando pelo trabalho manual, o design, a confecção e a distribuição de produtos. “Esta é a base na qual a nossa empresa funciona e nossa marca existe: um depende do outro para sobreviver. Não é uma produção pontual, como fazem outros estilistas nas outras semanas de moda do Brasil”, diz.
Toda a cadeia produtiva está envolvida no desfile já que a Natural Cotton Color faz parte do Arranjo Produtivo Local (APL) do Algodão Colorido da Paraíba junto com associações e instituições públicas e privadas.
Inspirações para o desfile no BEFW
O desfile da Natural Cotton Color apresentou 32 looks desenvolvidos por Francisca e Rafael Lemos, designer e stylist que prestou consultoria com apoio do Senai-PB.
“Esta coleção é sobre o uso dos saberes tradicionais e as inovações das técnicas artesanais na moda atual”, explica Francisca. Na primeira parte a ênfase é para o trabalho manual que une com criatividade elementos da cultura local. Em algumas peças, o mamucabo (cintas que sustentam redes de dormir) substituem o lacê (fitas de algodão) das rendas renascença. Na sequência, a renda dialoga com tecidos tecnológicos como o de algodão colorido com poliamida biodegradável.
Em alguns looks, os pontos da renda renascença foram incrustrados em tecido para eliminar o lacê. Isso porque entre os gargalos na sustentabilidade das rendeiras estão o tempo de produção e o custo de material. A inovação permite que a execução do trabalho seja mais rápida e aumente a produtividade e, consequentemente, a o poder de ganho financeiro das artesãs. “A renda renascença que levaria 10 dias para ser feita pode ser executada em três dias. Além disso, sem a etapa de pregar o lacê na almofada, o custo cai 40% o que torna a renda renascença economicamente viável para quem compra e para quem faz”, explica Francisca.
Sobre a 2ª edição do BEFW
Ao todo, foram mais 40 atividades como talks, palestras e workshops, desfiles e rodadas de negócios com a participação de profissionais de diversas partes do Brasil.
No showroom, mais de 50 marcas realizaram vendas em atacado e varejo e apresentarão novos projetos. Houve também a Mostra Moda e Design Sustentáveis, sob a curadoria do Instituto Rio Moda, parceiro do evento.
Nesta edição, o BEFW contou com um espaço dedicado a AMAZÔNIA com programação específica e, ainda, o espaço ECOnomia, realizado em parceria com o Sebrae para capacitação para empresários e outras atividades para fomentar o empreendedor do setor.
Outro destaque desta edição foi a presença três convidados especializados no segmento de moda sustentável para a Rodada de Negócios da BEFW. Pascal Gautrand, da Made in Town (França), veio como distribuidor. Ele é conhecido como consultor para importantes feiras de moda, como a Première Vision, a maior do mundo. Sabine Alegria, da Tentatio Bio (França) também é distribuidora internacional, mas veio como representante e Alice Beyer Schuch, da Cirkla Modo (Alemanha) marcou presença como consultora.
Além da rodada de negócios, assistiram ao desfile da Natural Cotton Color, visitaram showroom dos expositores e conheceram ateliês de algumas marcas fora do evento. O grupo veio ao Brasil a convite do Texbrasil (Programa de Internacionalização da Indústria Têxtil e da Moda Brasileira) — realizado por meio de parceria entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Abit (Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção).
O evento contou com o patrocínio master da Lojas Renner, apoio master do Sebrae Nacional e Fundação Hermann Hering, co-patrocínio da Simple Organic, do Shopping Parque da Cidade e Agencia Fotossintese. Apoio da EcoSimple, Farm, Shaire, G Valore Têxtil e Focus Têxtil.
Natural Cotton Color
Site: www.naturalcottoncolor.com.br
Blog corporativo www.ecofriendlycotton.com
Sandra Vasconcelos
Co-founder da Maximize Marketing. Formada em Jornalismo, com pós-graduação em Artes Visuais e Gastronomia (Espanha).
Com o blog Babel das Artes, ganhou o Prêmio Nacional Top Blog. Foi finalista no Prêmio Brasil Criativo 2014 do Ministério da Cultura.