Londres: conheça a loja que vende presentes de Natal para refugiados
Pop-up Choose Love – Escolha o Amor: a loja onde os clientes podem gastar centenas, sair sem nada e se sentir bem com isso.
A loja fica em Soho, Londres. Ela surgiu da pergunta: em vez de gadgets e jeans, o que aconteceria se os itens que compramos pudessem fazer uma diferença real na vida de alguém? A loja colabora com a instituição beneficente britânica Help Refugees e o criativo Glimpse.
Choose Love leva as pessoas através de três fases da experiência de um refugiado: chegada, acampamento e futuro. Cada tabela contém uma seleção de itens que representam esses estágios, desde luvas quentes até materiais artísticos para crianças. A loja também armazena chapéus, luvas, cobertores e cartões telefônicos.
“Esperamos que este seja o começo de algo grande”, disse James Turner, co-fundador da Glimpse. “Imagine se todas as ruas tivessem uma loja Choose Love, onde você poderia aprender sobre o que está acontecendo no mundo e fazer algo prático para ajudar. Parece que muitos de nós já tivemos o suficiente de compras sem sentido, e estamos procurando uma alternativa positiva. Talvez seja isso”, salientou.
A loja abriu em Foubert’s Place em ‘Black Friday’ (23 de novembro) e permanecerá aberta até a véspera de Ano Novo, fechando apenas para o dia de Natal. Existe também uma loja online. Turner explicou que o projeto é baseado em um insight simples: a maioria de nós gosta de dar presentes que serão amados e valorizados. Mas estamos cansados de comprar coisas por causa disso.
_______
“Queremos reimaginar a experiência de compra como algo que podemos nos sentir bem. Queremos que as pessoas saiam da loja com uma mola em seus degraus, tendo feito algo significativo para ajudar.”
_______
Este é o segundo ano do Choose Love. Ano passado, o projeto arrecadou quase 1 milhão de libras. A venda de coletes salva-vidas da loja, por exemplo, arrecadou £ 38.594. Isso permitiu que o Refugee Rescue ajudasse 1.399 pessoas a enfrentar a traiçoeira travessia marítima da Turquia.
“Quando os holofotes da mídia se afastaram, a generosidade das pessoas na loja Choose Love manteve nosso barco de resgate funcionando, ajudando-nos a garantir a segurança das pessoas que fazem essa travessia desesperada”, disse Hannah do Refugee Rescue.
Com informações: Positive News