Metrô de Estocolmo: a maior galeria de arte do mundo
Subterrânea e escondida sob as ruas de Estocolmo. A galeria de arte conhecida como a mais longa de todo o mundo: o metrô de Estocolmo é um local que não pode faltar no roteiro de quem ama a arte no contexto urbano, e a entrada tem o preço de uma passagem de trem.
De acordo com o site Daily Mail, a primeira linha do transporte público foi construída nos anos 50, e os artistas começaram a transformar as instalações em uma galeria de arte poucos anos depois da inauguração.
A premissa para estilizar as estações de trem foi a de que os suecos passavam um bom tempo de suas vidas nesse local. Os artistas suecos Siri Derkert e Vera Nilsson começaram a se articular e provar que as estações seriam um lugar perfeito para uma galeria, e, em 1956, a busca por diferentes artistas para ilustrar os interiores das estações começou.
Andar de transporte debaixo da terra na capital da Suécia é um meio de mobilidade – mas é também um destino: mais de 90 das 100 estações foram decoradas com esculturas, pinturas, desenhos, mosaicos, instalações e relevos de mais de 150 artistas, ao longo de mais de cinco décadas. Tudo começou em 1950, quando a concessionária teve a ideia de adornar com arte a a primeira estação de metro a ser construída em Estocolmo, a T-Centralen.
Um número total de 21 artistas foi selecionado. Em 1970, foi formado um comitê, chamado “Trafikens Konstnamnd” (“arte de trânsito”, em tradução livre do sueco), para decidir as obras dos artistas que seriam expostas nas paredes das estações.
Cada estação tem um tema diferente, desde assuntos como o desmatamento até os direitos das mulheres. Atualmente, cerca de 150 artistas têm suas obras expostas, como grafites , mosaicos, esculturas e pinturas, e as pessoas que usam o transporte público podem apreciar durante a viagem.
Além da galeria de arte conhecida como a maior do mundo, um dos pontos turísticos imperdíveis em Estocolmo é o Gamla Stan, núcleo histórico da capital sueca, onde também é possível encontrar lojas, restaurantes e o Palácio Real de Estocolmo, residência oficial e um dos maiores palácios do país. Para quem curte fazer passeio em museus, os indicados são o Skansen, um museu ao ar livre com fazendas e um zoológico, e o Museu do Vasa, museu histórico e com temática de navio, já que Vasa foi um navio de guerra.
A estação que parece um vulcão, ou uma bola de fogo, fica na ilha de Kungsholmen, e foi embelezada em 1975, quando o artista sueco Olsson desenhou e instalou uma gruta subterrânea rosa, à qual acrescentou vários achados arqueológicos inventados, como partes de chaminé e sapatos de metal. A estação fica debaixo do tribunal da cidade.
Fotos: Reprodução
Com informações: IG / NIT PT