Início de um novo tempo
“Até aqui nos ajudou o Senhor.” (1 Samuel 7:12)
Mais um ano chega ao fim. Tempo de celebrações. Tempo de reflexões. Tempo de expressar gratidão. Indagações, remorsos, preocupações com respeito ao futuro.
Quantos motivos nós temos para louvar e agradecer a Deus neste fim de ano? Quantas bençãos materiais recebidas? Quantas bençãos espirituais?
“Até aqui o Senhor nos ajudou.” A frase dita no impulso e sem a devida reflexão – parece ser uma mão apontando na direção do passado. Ao pararmos para refletir: “até aqui o Senhor nos ajudou!” – imaginamos situações vividas no dia a dia: na pobreza, na riqueza, na doença, na saúde, em família, na honra, na desonra, na alegria, no julgamento, em triunfo, na oração, na tentação. Em tudo. Enfim, “até aqui o Senhor nos ajudou!”
Pense! A frase também aponta para a frente. O que virá. O há de vir. Quando escrevemos “até aqui”, e somos movidos pela fé em Deus – entendemos que ainda não está no fim – aqui, ainda há uma distância a ser percorrida. O “até aqui o Senhor nos ajudou” é uma palavra que incentiva-nos a continuar, a perseverar, a seguir confiando que Deus irá completar aquilo que começou. O que o Pai Celestial começa termina.
_______
“Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo” (Filipenses 1:6)
________
E seguimos com mais provas – para sermos aprovados, lágrimas que semeiam alegrias, tentações que são vencidas pela obediência e desejo de agradar a Deus. Mais orações, mais respostas, mais lutas, mais triunfos, mais forças, mais vitórias. É a vida cristã que segue. Rompendo em fé.
Em todos os dias. Independente do tempo e das circunstâncias, a palavra nos ensina: Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. (Josué 1:6)
Uma palavra direcionada aos cansados, aflitos, aos que lutam e que conhecem os perigos e suas próprias fraquezas. Para que esta palavra tenha poder é necessário que tenhamos fé. Para que sejamos confortados e consolados pelo Espírito Santo de Deus.
Através da nossa confiança em Deus somos estimulados e animados nas nossas lutas, missões e prosseguimos com corações fortalecidos e vinculados no amor de Deus. Firmados no amor de Cristo. Dia após dia.
_______
“E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.” (Colossenses 3:14)
________
Este é o fundamento da fé cristã. A convicção do entendimento e a compreensão plena do mistério de Deus, Cristo.
Sem a palavra nãos nos permitiremos viver este vínculo no conhecimento, na fé e no amor do Nosso Salvador Jesus Cristo de Nazaré. Através do estudo, meditação e prática dos ensinamentos Dele somos iluminados e santificados pelo Santo Espírito de Deus. “Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo”. (2 Timóteo 2:7)
Quando somos firmados no Evangelho, não seremos enganados por pregações ou filosofias e vãs sutilezas que declaram: É fé e obras. Não! É somente por fé. Somente com a compreensão das coisas espirituais perceberemos de facto o que é viver pela fé.
Fé não é achar que Deus fará tudo o que quisermos. Fé é crer que Ele fará o que for melhor para nós. Desta fé brotam os frutos do amor.
Para todos que creem, perseveram, desejam romper seus limites e buscam novidade de vida, o Senhor fará milagres, prodígios e maravilhas.
Novidade de vida
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.” (2 Coríntios 5:17)
Todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos em Jesus Cristo. Mas afinal o que é este tesouro e sabedoria?
Não é o conhecimentos da ciência. As leis da ciência Deus as colocou na natureza e deu a ordem: sujeitai-a. A verdadeira sabedoria devida que envolve o conhecimento de Deus, do homem, da eternidade, do relacionamento com Deus, o que se refere à fé e vida cristã, e à esperança cristã, esta sabedoria não encontramos em nenhum outro lugar a não ser em Cristo, que a revelou em sua palavra, pela qual o Espírito Santo trabalha poderosamente.
Necessário nos aprofundarmos no estudo da Palavra de Deus. Manancial de águas vivas que não param de jorrar: nos limpa,
Lamentavelmente encontramos tantos cristãos aflitos, buscando consolo e orientação em tantos outros livros e lugares, a ponto de o profeta Jeremias lamentar: “Dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retêm as águas.” (Jr 2.13).
Quando estamos enraizados no amor de Cristo, esse amor nos aperfeiçoa. Este amor fraternal tem a verdadeira forma, firmado na palavra, na doutrina da Escritura, em Cristo. Este é o verdadeiro amor, não um simples amor social, mas firmado das doutrinas cristãs, arraigado na palavra de Deus.
_______
“Visto como pelo seu divino poder nos tem sido doadas todas as coisas que conduzem a vida e à piedade, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude, pelos quais no tem sido doadas as suas preciosas e mui grande promessas para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” (2 Pe 1.3)
________
Ademais, o ano muda a cada 365 dias, mas o nosso Deus é eterno – Ele continua o mesmo: “Compassivo, clemente, longânimo e grande em misericórdia e fidelidade”.
Deus é Senhor do tempo. Ele tem nos sustentado e nos ajudado até agora e nos ajudará neste novo tempo que se inicia.
Seja bem-vindo, 2020! Um ano cheio da presença de Deus!
Paz e Luz!
Com informações: Bíblia Sagrada
Por Josy Gomes Murta, da redação do Conexão Boas Notícias
* Formada pelo Centro de Treinamento Bíblico Rhema Brasil / Curso Bíblico Ministerial (2004/2005)