Índia: governo salvou milhares de vidas ao aumentar a cobertura do saneamento

O governo indiano assumiu a missão de fornecer cobertura de saneamento para toda a nação, e salvou milhares de vidas, em apenas quatro anos. 

De acordo com um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), a campanha de limpeza indiana Swachh Bharat Abhiyan aumentou a cobertura de saneamento do país de 40% para 90% – e o país deve atingir a cobertura total até outubro de 2019.

Com acesso público melhorado a banheiros e instalações de higiene, a OMS diz que a conclusão da iniciativa terá evitado 300.000 crianças que morreram de diarréia e desnutrição protéico-energética.

Iniciativa

A campanha é um dos projetos liderados pelo governo mais importantes da nação para melhorar a saúde pública e a limpeza. O Primeiro Ministro Narendra Modi lançou a iniciativa em outubro de 2014 como um meio de homenagear o aniversário de Gandhi, o saneamento inseguro resultou em cerca de 200 milhões de casos de problemas gastrointestinais perigosos a cada ano.

Com o número desses casos caindo constantemente desde o lançamento da campanha, o governo está comemorando sua iminente vitória sobre a totalidade da crise de saúde pública.

Relatório

“Em um relatório recente, a OMS disse que, por causa da campanha de limpeza, 300 mil crianças foram salvas”, disse o primeiro-ministro em uma declaração traduzida. 

“O crédito por salvar essas vidas vai para todos os indianos que fizeram parte dessa campanha. Salvar a vida de crianças pobres é certamente um grande ato humanitário e os organismos do mundo estão reconhecendo isso.”

Com a data de conclusão da campanha no local, Modi acrescentou que “uma Índia limpa seria a melhor homenagem que a Índia poderia pagar a Mahatma Gandhi em seu aniversário de 150 anos em 2019”.


Com informações: GNN / World Health Organization – Índia 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.