Canadá deixa de exigir visto para brasileiros

Flexibilização na obtenção de vistos. Desde o dia 1º de maio de 2017, o Canadá liberou brasileiros a tirar o visto para entrar no país. O embaixador do Canadá no Brasil, Riccardo Savone, confirmou o fim da exigência.

No entanto a medida só vai liberar o visto, para quem já tinha a entrada permitida para os Estados Unidos, ou tenha tirado o visto canadense, nos últimos 10 anos, mesmo que esse visto já esteja vencido.

Em vez do visto, será necessário emitir um eTA (eletronic Travel Authorization, em português, ‘autorização eletrônica para viajar’). O documento deve ficar vinculado ao passaporte e será válido por 5 anos ou até a data de vencimento do passaporte.

Foto: Reprodução

O eTA custa 7 dólares canadenses (cerca de R$ 16) e permite a permanência do turista por até seis meses no Canadá. Mas o limite da permanência do visitante será determinado pelo funcionário da fronteira, geralmente eles estipulam menos tempo.

Além dos brasileiros, os búlgaros e romenos também estão “isentos” de emitir um visto canadense caso já tenham o visto norte-americano.

Uma promessa antiga

Esta não é a primeira vez que o governo do Canadá anuncia a mudança para facilitar a vida dos brasileiros. O país já havia prometido implantar a medida a partir de março de 2016.

Cidade de Vancouver, no Canadá. Foto: Reprodução

 Nos últimos anos, as relações comerciais entre o Canadá e o Brasil cresceram significativamente. O comércio bilateral cresceu mais de 35% desde 2009, chegando a 6 bilhões de dólares canadenses em 2015, tornando o Brasil o 14º maior destino das exportações deste país.

 Em 2015, as exportações canadenses ao Brasil cresceram 3,4%, totalizando 2,25 bilhões de dólares canadenses em produtos comercializados. Na outra ponta, o Canadá importou quase 4 bilhões de dólares canadenses do Brasil no mesmo período, do país sul-americano a 15ª sua maior fonte de importações globais.
 
Em 2015, o Brasil foi a 7ª maior fonte de Investimento Estrangeiro Direto no Canadá, com quase 20 bilhões de dólares canadenses em investimentos acumulados. Atualmente, cerca de 500 empresas de origem canadense estão ativas no Brasil.

Com informações: Viagem / Infomoney / Noticias Uol / Diario do litoral

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.