WhatsApp começa a limitar mensagens encaminhadas
O aplicativo de mensagens WhatsApp, que desde 2014 é de propriedade do Facebook, começou a limitar a quantidade de contatos ou grupos para quem os usuários podem encaminhar uma mensagem de uma única vez. O limite, que em alguns países já era de 20 pessoas, agora caiu para apenas 5 contatos ou grupos.
“Nós acreditamos que essas mudanças – que nós continuaremos a analisar – vão ajudar a manter o WhatsApp da maneira que ele foi projetado para ser: um aplicativo de mensagens privadas”. (Comunicado oficial do WhatsApp em julho de 2018)
Essa nova limitação foi anunciada em meados do ano passado, mas só agora está entrando em efeito no Brasil. Nos últimos meses, a restrição foi aplicada na Índia, onde a disseminação de notícias falsas pelo app de mensagens resultou em atos violentos.
Segurança e privacidade
A nova política do WhatsApp está contida na versão 2.19.12 do aplicativo para o sistema operacional Android. Ainda não se sabe quando a limitação será implementada no iOS ou se ela também será aplicada em outros países.
“Nós estamos profundamente comprometidos com a sua segurança e privacidade, e é por isso que o WhatsApp possui encriptação de ponta-a-ponta, e nós vamos continuar a melhorar nosso aplicativo com recursos como este [o aviso de mensagens encaminhadas]”. (Comunicado oficial do WhatsApp em julho de 2018)
Em breve o mensageiro deverá receber a função de desbloqueio via leitura biométrica, para proteger ainda mais a segurança do usuário.
Com informações: Mundo Conectado / Canaltech / WhatsApp