Árvores digitais solares levam internet e sustentabilidade ao Oeste do Paraná

As árvores digitais solares estão presentes em 16 municípios do Oeste do Paraná. Uma estrutura semelhante a de uma árvore, nos galhos, os painéis fotovoltaicos geram energia para carregar dispositivos e ainda transmitem wi-fi para quem está próximo. 

O projeto é realizado através de uma parceria entre a Itaipu Binacional e Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiro, e já contabilizou mais de 170 mil acessos desde que entrou em funcionamento em novembro, a partir de uma ação piloto implantada na Praça da Paz, em Foz do Iguaçu.

Árvore Digital

Instaladas em locais com grande fluxo de pessoas, as árvores são alimentadas por energia solar, que é acumulada em baterias que carregam os celulares ou outros eletrônicos em 16 conectores. Já o sistema Wi-Fi pode manter até 100 conexões simultâneas. A inovação deve ser ampliada para mais municípios da região. 

Além de oferecer à população acesso a informações e entretenimento da internet, o Projeto Árvore Digital tem o objetivo de promover a integração entre o poder público e o cidadão. Por meio delas, as prefeituras podem se comunicar com a população, enviando aos e-mails cadastrados materiais institucionais, como campanhas de vacinação, de pagamento de IPTU, de coleta seletiva, entre outras.


Com informações: The Greenest Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.