Startup brasileira cria a maior comunidade global de apaixonados por discos de vinil
Cultura, história e nostalgia. Os apaixonados por música e entusiastas dos discos de vinil tem motivos para comemorar, o vinil está cada vez mais em voga.
O mercado global dos discos de vinil tem aquecido bastante e em constante crescimento nos últimos anos. E tem se transformado em estilo de vida moderno e marcante.
Com uma visão neste mercado os empreendedores brasileiros Emílio Malaman, Addo Del Grossi, Iglá Generoso e Oswaldo Maurício Neto uniram a paixão pelo vinil, e também pela tecnologia, para criar o Vinil180.
Lançaram oficialmente a plataforma digital durante o SXSW 2017, que é realizado na cidade de Austin, capital do Texas, nos Estados Unidos, no mês de março.
Um dos maiores eventos globais de música, inovação e economia criativa, que já foi palco do lançamento de grandes empresas digitais como o Twitter e o Foursquare.
O Vinil180 é uma plataforma digital que permite aos apaixonados por vinil descobrir, compartilhar e comprar discos ao redor do mundo.
O CEO e fundador do Vinil180, Iglá Generoso destacou: “encontrar no mercado nacional e internacional, discos dos estilos de música e artistas favoritos, não é uma tarefa fácil para os apaixonados por vinil. É nosso principal desafio criar um grande acervo qualificado de discos e facilitar o acesso da nossa comunidade a esse acervo”.
A Vinil180 também tem por objetivo aquecer a economia desse segmento de mercado, dando mais visibilidade para as lojas em âmbito nacional, além de conectá-las com o mercado global. O site já possui uma versão em inglês e aceita meios de pagamentos internacionais.
Tecnologia de ponta
Para criar o maior acervo global de discos de vinil é necessário vencer o desafio tecnológico, e tudo começa com tecnologia de ponta e uma arquitetura escalável.
“A arquitetura tecnológica baseada em big data e aprendizado de máquina acelera a busca por discos de vinil em alcance global e ajuda nosso time de curadoria a integrá-los na plataforma. Essa tecnologia também tende a evoluir, personalizando as recomendações de tendências, novidades e raridades para nossa comunidade, de acordo com seus estilos de música e artistas favoritos de cada usuário”, declara o CTO e fundador da stratup, Addo Del Grossi.
O empreendedor ressalta que a plataforma permitirá até o final do ano o cadastro tanto de pessoas físicas como jurídicas em seu sistema. “Nesse ano iremos ainda permitir que todos os usuários possam anunciar seus discos para venda no Brasil e exterior, caminhando para criar o maior acervo qualificado do País”.
Localizada na cidade de Araraquara, interior de São Paulo, a startup cresce a um ritmo de 5% por semana, segundo o sócio-fundador. Porém, não foram divulgados números sobre quantidade de produtos comercializados e faturamento.
Com informações: Conteudo Startse / Corporate Canaltech / DCI – Diário Comércio Indústria e Serviços