Reciclagem: Multinacionais lançam projeto piloto

Multinacionais do setor de alimentos, higiene e de limpeza vão começar um projeto piloto, desenvolvido em parceria com a organização não-governamental americana TerraCycle, que trabalha com soluções de reciclagem: O Loop.

Tom Szaky, CEO da TerraCycle, declara: “Esta é uma resposta ao desafio global de gerenciar resíduos e uma oportunidade de melhorar a experiência dos consumidores, criando uma nova maneira de consumir com mais responsabilidade”.

Reutilização

Depois que o consumidor usar o desodorante, o sabonete líquido, a maionese ou tomar o sorvete, ele devolverá as embalagens que serão recolhidas em sua casa. As empresas fabricantes vão higienizá-las e usá-las novamente. O valor dos produtos deverá ser praticamente o mesmo pago atualmente, o único custa extra será um depósito pelas embalagens.

 As compras poderão ser feitas online ou em estabelecimentos parceiros do projeto.

Foto: Reprodução

Lixo zero. Na prática é o que chamamos hoje de economia circular, que prevê que a nossa produção de bens esteja baseada a na redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. 

Até o momento, já são 25 companhias globais participantes do Loop, entre elas, gigantes como The Body Shop, Procter & Gamble, PepsiCo, Unilever, Danone, People Against Dirty, Nature’s Path, dentre outras. A rede francesa de supermercados Carrefour também aderiu ao projeto.

Muitas delas tiveram que investir em design para desenvolver novas embalagens para que, produtos que usamos diariamente, possam fazer parte do Loop. A primeira fase do projeto piloto será realizada em algumas cidades da França – já nos próximos meses. A previsão é que outros países sejam incluídos ainda em 2019 e no ano que vem.

Algumas das marcas que fazem parte do projeto Loop. Foto: Reprodução

“Através do Loop, os consumidores poderão consumir produtos em embalagens especialmente projetadas, duráveis, reutilizáveis ou totalmente recicláveis, feitas de materiais como vidro e metal”, diz Tom Szaky.  

A expectativa agora é ver qual será a resposta e o engajamento dos consumidores ao Loop nos mercados testes. Outro ponto a ser levado em conta é, qual será o impacto dos caminhões de entrega no trânsito das cidades e na emissão de gases poluentes.

Sacola que será utilizada para fazer entregas e coletas dos produtos. Foto: Reprodução

Com informações: Conexão Planeta

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